Crise Econômica: Empresários terceirizam a gestão financeira das empresas

Delegar o controle financeiro para uma empresa especializada organiza e agiliza processos, economizando tempo e dinheiro

0

A crise provocada pela pandemia do coronavírus atingiu em cheio muitos negócios.

A interrupção parcial ou total das atividades no comércio e serviços durante a quarentena comprometeu o fluxo de caixa das empresas e impôs grandes desafios.

Empresários buscam alternativas para não fechar as contas no vermelho e retomar as atividades.

Em momento de crise, é fundamental renegociar dívidas e buscar cortar despesas ao máximo, em alguns casos sendo necessário até mesmo reduzir o quadro de funcionários.

Uma das possibilidades de economia é reorganizar processos de gestão e buscar serviços terceirizados que atendam as necessidades da empresa de forma eficiente e com menor custo. 

É o chamado Business Process Outsourcing (BPO), ou seja, Terceirização de Processos de Negócios.

É possível reestruturar até mesmo o departamento financeiro, por exemplo, delegando o controle das finanças para empresas especializadas.

A terceirização de departamento financeiro é interessante para micro, pequenas e médias empresas que precisam reduzir custos de uma forma segura. Além disso, outro benefício é desenvolver um serviço especializado e de trabalho contínuo que consegue trazer análises e previsibilidade para o negócio”, afirma Alberto Lindholz, empresário, contabilista e bacharel em Direito.

Benefícios da terceirização de departamento financeiro

A implementação do BPO financeiro vai ajudar o empresário a equilibrar as finanças.

O serviço pode organizar melhor a documentação da empresa, gerir os recebimentos, cuidar da emissão de notas fiscais, programar pagamentos de colaboradores e de fornecedores, gestão de tributos e encargos, atuar em conciliação bancária, realizar auditorias, entre outras atividades.

“Trabalhamos de acordo com a realidade existente na empresa. Seguimos com a rotina de entrada e saída de capital e gestão de fornecedores e clientes”, explica Lindholz.

O trabalho especializado aperfeiçoa a rotina da empresa, pode prevenir problemas administrativos, sana dúvidas e dá suporte ao empresário.

“Atendemos uma empresa da área artística que estava com dificuldades, por exemplo. Não só reduzimos o tempo que o empresário dedicava à área financeira como corrigimos alguns desvios nos processos. Também ajudamos esse cliente na formação de preços para que ele tivesse uma margem de lucro mais adequada”, conta Lindholz.

empresa falida

A terceirização financeira é flexível. 

O empresário pode manter algumas atividades dentro da empresa e delegar as atribuições que desejar, montando um pacote personalizado.

Dessa forma, a terceirizada consegue negociar valores e detalhes contratuais caso a caso.

“Trabalhamos com um valor de tabela inicial de R$ 500,00 mensais, que vai se adequando conforme a necessidade do cliente. Podemos sugerir serviços adicionais e ferramentas melhores para a realidade da empresa. Prestamos também consultoria em planejamento para que o negócio cresça e possamos prever o impacto tributário, por exemplo”, afirma Lindholz.

É possível terceirizar o departamento financeiro da empresa com confiabilidade e segurança. 

Escritórios especializados em gestão financeira têm por objetivo facilitar a rotina dos empresários, com eficiência e economia de tempo e dinheiro.

Além disso, o serviço pode trazer novidades para o empresário, como ferramentas de automação que organizam e aceleram os processos da empresa.

Consequentemente, um gestor financeiro terceirizado tem experiência para auxiliar o empresário a inovar e melhorar a tomada de decisões.

“Começamos o trabalho de BPO em 2012, inaugurando uma nova divisão que se integrou muito bem com a nossa empresa de contabilidade. A maioria dos nossos clientes de contabilidade decidiram terceirizar o departamento financeiro e unificar os serviços conosco”, conta Lindholz.

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

A Lindholz Contabilidade É uma empresa de Business Process Outsourcing (BPO), com escritório localizado em Carapicuíba (SP). Fundada em 2010, oferece serviços contábeis para pessoas físicas e jurídicas, além dos serviços paralegais personalizados.