Micro e pequenas empresas do Simples Nacional já podem pagar tributos com PIX

0

Uma grande novidade, é que agora o contribuinte poderá pagar o DAS através da nova ferramenta de pagamentos instantâneos do Banco Central. No conteúdo de hoje vamos esclarecer um pouco mais sobre este assunto. Acompanhe 

PIX 

Aproximadamente mais de 16 milhões de pequenas empresas, microempresas e microempreendedores individuais,  já podem aderir o PIX para fazer o recolhimento dos seus tributos do Simples Nacional.

Este aplicativo está disponível também para os contribuintes que fizeram negociação de débitos com o Simples Nacional. 

Esta novidade tem o objetivo de facilitar o pagamento das parcelas a qualquer hora e qualquer dia da semana, em qualquer banco que ofereça a ferramenta. 

Fonte: Google
Fonte: Google

Documento de Arrecadação (DAS) 

Com esta novidade, o DAS “Documento de arrecadação do Simples Nacional”, terá um QR Code, sendo necessário apenas que o contribuinte tenha o aplicativo da sua instituição financeira e depois entre na opção PIX e fotografe o código com a câmera do celular para realizar o pagamento. 

Esta tecnologia foi desenvolvida pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), com isto foi implementada melhorias no Portal do Simples Nacional para inserir o Código QR na emissão das DAS. 

Extensão do Pix ao Simples Nacional 

Esta extensão vem sendo estudada pela Receita Federal, juntamente pelo Banco Central desde o ano passado, 2020, no mês de dezembro, este sistema foi incorporado ao pagamento de alguns tributos e obrigações por empresas de médio e grande porte. 

Logo no mesmo mês, esta nova opção foi ampliada para os empregadores domésticos, que começaram a recolher o e-Social por meio do novo Sistema. Já em fevereiro a ferramenta começou a ser usada para a quitação de tributos estaduais e municipais. 

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Por Laís Oliveira