Mesmo faltando muitos meses para a prova do Enem, muitas pessoas ficam preocupadas e se perguntam quando ela ocorrerá. Ficamos acostumados a ver as pessoas se atrasarem para o Exame e praticamente implorar para entrar, mas também sabemos que isso não adianta nada. Assim que dá o horário, os portões começam a fechar, e os candidatos então saem em disparada para conseguir entrar. Parece exagero, mas é verdade que preparo é tudo. Não adianta você ter estudado por vários dias seguidos se, no final das contas, você não pesquisou o local da prova e acaba se perdendo ou nem mesmo sabe que dia é o Exame. Quer saber quando serão aplicadas as provas do Enem 2018? Tudo que você precisa saber está neste artigo.

Tudo começa com o edital

O edital do Enem 2018, documento que contém todas as diretrizes e as datas oficiais do evento, deve ser publicado em abril, no Diário Oficial da União (DOU). Você poderá acessá-lo de maneira muito simples: basta entrar no site do Enem no portal do Inep — http://enem.inep.gov.br/ é o endereço — e clicar na opção que te direcionará para o documento. A partir dele, você verá todas as datas oficiais e poderá se organizar melhor para todo o planejamento do ano para o Enem 2018.

É muito, muito, muito importante que todo candidato leia absolutamente todas as regras do edital, para compreender em sua totalidade os procedimentos do Enem e não dar nada errado. Não adianta apenas bater o olho, porque tudo que está escrito ali é importante e indispensável para todos os participantes. A leitura do edital envolve bastante calma, para assim o conteúdo ser absorvido melhor.

E continua com as inscrições

Não adianta saber as datas das provas do Enem 2018 e não se inscrever. Acredite, muita gente perde os dias de inscrições, e isso por vários motivos distintos. No edital, você encontra o período de inscrições, e eu aconselho que você se inscreva nos primeiros dias, sendo quanto antes melhor, afinal, o site se sobrecarrega com muitas pessoas acessando, e como muitos brasileiros gostam de deixar as coisas para última hora, muita gente acessa de uma vez. No final das contas, muitas vezes perdem a chance e só podem se inscrever novamente no ano que vem.

Mas quando ocorrerá as inscrições? Bem, não há uma data definida, mas comparando com anos anteriores posso dizer que é bem provável que seja nos primeiros dias de maio. A expectativa é que o período de inscrições se inicie em 07 de maio, numa segunda-feira, tendo como base o ano anterior, cujo período de inscrição começou dia 08 de maio, também em uma segunda-feira.

Para a inscrição, você precisará de documentos como CPF, RG, números de telefone e e-mail. Terá de criar uma senha para o cadastro no site, e é importante que você a anote a fim de evitar perdê-la. Outras informações sobre escolaridade e renda serão necessárias. Você precisará pagar um boleto, cujo valor não está definido ainda, a não ser que se encontre em condições em que o MEC oferece gratuidade.

Enfim, quando serão aplicadas as provas do Enem 2018?

Chegamos à pergunta principal. Assim como em 2017, tudo indica que as provas do Enem de 2018 ocorrerão em dois domingos consecutivos, mais especificamente nos dois primeiros de novembro, dias 04 e 11. Vocês encontrarão a confirmação alguns dias antes do edital, em abril, quando já tiverem sido definidas as datas das eleições 2018. Acontece que não pode haver conflito. Tanto as eleições quanto o Exame do Enem são eventos muito grandes, que mobilizam muitas pessoas. É importante que haja essa separação.

E o resultado?

Muita gente que ainda não fez a prova já se preocupa com o resultado. Se você é uma delas, continue lendo. O Inep divulgará o resultado até o fim da primeira quinzena de janeiro de 2019. Isso porque as notas dos candidatos servirão como requisito nos programas do Ministério da Educação. Você poderá participar, com a nota do Enem, do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), do ProUni (Programa Universidade para Todos), do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) e do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego).

Via Site do Enem

Comente

Comentários

Deixe uma Dúvida