ENEM 2021: Candidatos têm até hoje para pagar a taxa de inscrição

Conforme o edital do exame, o prazo para o pagamento da taxa de inscrição termina nesta segunda-feira (19)

0

Com as inscrições já encerradas no último dia 14 de julho, os candidatos da versão de 2021 do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) que ainda não confirmaram o pagamento, têm até hoje, dia 19 de julho, para pagar a taxa de R$ 85. 

Neste sentido, caso o candidato não pague a devida taxa de inscrição no prazo definido, não será possível realizar a prova do ENEM 2021. Lembrando, que existem alguns perfis que poderiam solicitar a isenção do pagamento referente a taxa de inscrição, como estudantes matriculados no último do ensino médio em escolas da rede pública, ou aqueles que possuem bolsas integrais em instituições privadas (Também devem possuir uma renda de até 1,5 salário mínimo por cabeça). 

Segundo os dados do  Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), a edição do exame deste ano contou com o menor número de candidatos desde a reformulação da prova em 2009. Para 2021, o ENEM contou com apenas 4.004.764 inscrições,  no ano passado, por exemplo, este número foi de  5.893.369 de inscritos. 

Designed by @wavebreakmedia / freepik
Designed by @wavebreakmedia / freepik

Ademais, a partir de hoje começa o período para solicitar o tratamento pelo nome social, ou seja, como a pessoa deseja ser chamada durante a prova. De acordo com o edital, os candidatos em questão devem realizar o pedido através da página do participante, até o dia 23 de julho. 

Como pagar a taxa de inscrição?   

O processo para efetuar o pagamento é bem simples, é preciso que o candidato baixe o boleto referente a taxa de inscrição, para isso basta realizar o seguinte passo a passo: 

  1. Acesse a  Página do Participante
  2. Informe seu CPF para ter acesso a sua conta; 
  3. Selecione a opção “pagamento/isenção”;
  4. Feito isso, basta baixar o boleto disponível na caixa de diálogo. 

Importante: O ENEM 2021, será aplicado nos dias 21 e 28 de novembro, tanto a versão impressa, quanto a digital, já que as questões de ambas serão as mesmas. Confira os editais, para mais informações.