Enem 2021: expectativa para o cartão de confirmação

Candidatos começam a receber o cartão ainda neste mês de outubro

As provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) estão marcadas para os dias 21 e 28 de novembro. E em janeiro de 2022 as provas serão aplicadas para as Pessoas Privadas de Liberdade e Jovens sob Medida Socioeducativa (PPL).

Para este grupo que fará as provas primeiro, o cartão de confirmação de inscrição será liberado nos próximos dias, mais precisamente a partir do dia 25. A ansiedade e expectativa são grandes.

Para que serve o cartão de confirmação de inscrição?

Trata-se de um documento emitido pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas) onde o candidato pode encontrar seu número de inscrição, data e hora da aplicação da prova, informações sobre a aplicação e o principal, o local de prova.

É fundamental que todos os inscritos acessem o cartão, pois, o local em que cada candidato vai fazer a prova não é divulgado em outro meio, além do cartão de confirmação.

A recomendação do INEP é para que os candidatos levem no dia da aplicação das provas o documento juntamente com um documento de identificação com foto.

Se você acessou a página do participante e não encontrou o documento ou ele apresenta algum tipo de problema, pode entrar em contato com o INEP pelo telefone 0800 616161, atendimento das 8h às 20h, inclusive aos fins de semana.

Um dos motivos do cartão ser divulgado com antecedência é exatamente a possibilidade de solucionar possíveis problemas que possam surgir com ele. Além disso, o estudante tem tempo para conhecer o local onde fará a prova.

O que é o Enem e para que serve?

 O Enem dá acesso ao ensino superior do Brasil. A prova viabiliza a entrada do indivíduo às instituições de educação públicas e privadas e o resultado também é usado para o ingresso direto em universidades que utilizam a avaliação de forma integral ou como complemento aos seus vestibulares próprios para entrada em seus cursos de graduação.

O Enem já faz parte do calendário escolar de estudantes que estão concluindo o ensino médio e demais brasileiros que desejam ingressar no ensino superior. Portanto, qualquer pessoa que concluiu o ensino médio pode participar do exame, não necessitando ser exatamente estudante prestes a sair da escola.

Os exames são divididos em dois dias diferentes com provas de múltipla escolha e uma redação. O exame é bastante concorrido, portanto é recomendável chegar com antecedência, pois os portões de todos os locais onde as provas são aplicadas se fecham e ninguém mais pode entrar.  Se isso ocorrer, o candidato perde a chance e só poderá fazer novamente no próximo ano.

Comentários estão fechados.