Enem 2021: o que fazer para evitar atrasos?

Segunda prova será aplicada no domingo e se programar é fundamental

No próximo domingo ocorre a segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. Os mais de 2 milhões de inscritos que compareceram ao primeiro dia farão as provas que englobam as matérias de matemática, física, química e biologia.

Evitar atrasos é fundamental até mesmo para poder realizar as provas de cabeça fresca e sem adrenalina. No último domingo, houve até um caso de um candidato que precisou se arrastar por debaixo do portão de entrada onde fez o exame porque este estava se fechando.

Planejamento é fundamental

Para evitar sustos desnecessários como esse, o candidato precisa se organizar nos horários. Primeiro é preciso saber que o Enem é realizado simultaneamente em todo o país e seguindo o horário de Brasília. E como o Brasil tem dimensões continentais, em alguns estados o horário pode ser diferente do geral. Portanto, atente para esta informação. Os horários do segundo dia de Enem 2021 são:

  • Abertura dos portões: 12h
  • Fechamento dos portões: 13h
  • Início das provas: 13h30
  • Saída sem caderno de questões: 15h30
  • Saída com caderno de questões: 18h
  • Término das provas: 18h30

Diferença no fuso horário

Preste atenção, pois estados como Amazonas e Mato Grosso, cujo horário local tem 1 hora a menos em relação ao horário de Brasília, a prova também será aplicada uma hora antes. Assim, os portões serão abertos às 11h no horário local. No Acre, estado com duas horas a menos, os portões abrem às 10h no horário local.

É importante que o candidato confira também o fuso da cidade que habita e, se for fazer a prova em outro município, também confira o horário municipal, porque em alguns casos, pode haver uma diferença de horário entre as cidades, o que pode prejudicar a participação do aluno se não for verificado com antecedência.

Evite atrasos

Chegar ao local da prova com antecedência é o melhor a se fazer. Nem que o candidato fique esperando um tempo até os portões abrirem. Leve em conta que o trânsito neste dia estará mais intenso por conta do próprio Enem ou algum acidente pode ocorrer fazendo com que o fluxo de carros seja lento.

Os portões abrem às 13h. Importante também é ter se alimentado com coisas leves para nada atrapalhar na hora da prova. 

Abstenções no primeiro dia

O primeiro dia de aplicação do Enem 2021 digital e impresso teve 26% de abstenção. Do total de 3,1 milhões de candidatos inscritos, cerca de 2,3 milhões compareceram às provas de domingo (21), em mais de 1,7 mil municípios. Os números foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Comentários estão fechados.