Enem 2022: inscrições abertas e prazos para participar

As provas ocorrem nos dias 13 e 20 de novembro e poderão ser feitas de forma digital ou impressa

Os interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 já podem se inscrever. As inscrições começaram no dia 10 para a versão impressa e digital do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2022.  Somente no primeiro dia já houve mais de um milhão de inscritos.

Somente pela internet o candidato poderá se inscrever, até o próximo dia 21. Pela primeira vez, a taxa de inscrição poderá ser paga por meio de Pix e cartão de crédito. O valor da taxa de inscrição é de R$ 85. 

As provas serão aplicadas nos dias 13 e 20 de novembro. De acordo com publicação no Diário Oficial da União (DOU), a versão impressa ocorrerá nos dias 13 e 20 de novembro. 

No ato da inscrição o estudante deve escolher qual formato irá fazer na prova: digital ou impressa. No site é reforçado que, mesmo optando pela opção informatizada, é necessário se deslocar para o local da prova indicada pelo participante, pois não há alternativa de realizar o exame em casa.

Os estudantes vão realizar provas de quatro áreas de conhecimento, além da redação. No momento da inscrição o aluno também deve decidir qual língua estrangeira será aplicada na prova individual. Ao todo, são 180 questões objetivas. As inscrições podem ser feitas entres os dias 10 e 21 de maio na página do participante.

 Para quem não conseguiu a isenção, a taxa será de R$ 85 e tem que ser paga até 27 de maio. O estudante também deve informar no ato da inscrição se vai responder a prova de língua estrangeira em inglês ou espanhol.

Documentos digitais

O Inep aproximou o mundo digital para o Enem em 2022. O instituto incluiu os documentos digitais e-Título, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital e RG Digital como documentos válidos para identificação do participante no dia da aplicação do exame, desde que apresentados nos respectivos aplicativos oficiais. 

Confira a programação do Enem 2022.

Cronograma do ENEM 2022

Inscrições: 10 a 21 de maio

Pagamento da inscrição: 10 a 27 de maio

Pedido de atendimento especializado: 10 a 21 de maio

Pedido de tratamento pelo nome social: 23 a 28 de junho

Provas: 13 e 20 de novembro

Comentários estão fechados.