Enem com inscrições abertas para quem faltou ano passado

Inscrições podem ser feitas do dia 14 até o dia 26 de setembro

Atenção candidatos ao Enem do ano passado! O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) reabriu as inscrições para o Enem 2021 aos participantes que tiveram a isenção negada por ter faltado na edição do ano passado. 

Aos novos inscritos, a prova será aplicada nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022. Os participantes já inscritos terão a aplicação da prova mantida para os dias 21 e 28 de novembro de 2021. As informações foram publicadas hoje, de acordo com o instituto, no Diário Oficial. 

Os candidatos já podem se inscrever a partir das 10h de hoje, 14 dia 14, na Página do Participante, e terão assegurada a isenção da taxa de inscrição. O prazo se encerra às 23h59 do dia 26 de setembro. A decisão do instituto acontece 10 dias após o STF (Supremo Tribunal Federal) determinar a reabertura do pedido de isenção após analisar uma ação movida pela Educafro e outras entidades ligadas à educação e partidos políticos.

 O edital do MEC previa que quem teve a isenção da taxa de inscrição em 2020 e faltou nos dias da prova só poderia ter novamente a gratuidade em 2021 se conseguisse justificar a ausência. Mas a ausência se deu pelo medo de contrair a Covid-19, pois foi antes de serem aplicadas as vacinas. 

Os novos inscritos farão a versão do Enem PPL (Pessoas Privadas de Liberdade) antes a prova seria nos dias 11 e 12 de janeiro. Segundo o governo federal, os órgãos de administração prisional e socioeducativos poderão indicar responsável pedagógico até dia 17 de setembro e o prazo final para a inscrição, neste caso, é 24 de setembro.

O Inep informou que este ano o Enem teve 3,1 milhões de inscritos. Destes, 100 mil farão a versão digital das provas. No ano passado, o número de inscritos foi superior, 5,7 milhões, mas foi a edição com maior abstenção desde 2009, também em meio à pandemia. No Enem digital, o índice chegou a 70% e no impresso, a 50%.

Comentários estão fechados.