Se tem duas palavras que assustam os estudantes, elas são “Enem” e “Vestibular”. Não é à toa, a dificuldade da prova só vem aumentando, assim como a concorrência dos maiores processos seletivos do país.

Mas, você sabe o que significa cada um desses conceitos? Sabe se Enem e vestibular são a mesma coisa, por exemplo? Essas são duas dúvidas comuns entre estudantes que desejam ingressar em uma faculdade, mas não se preocupe, pretendemos esclarecê-las para você.

O QUE SÃO AS PROVAS DO ENEM?

Enem é um exame composto por provas que testam o conhecimento do aluno acerca de assuntos do Ensino Médio. Entre as disciplinas cobradas, estão aquelas do campo das linguagens (língua portuguesa, inglesa e espanhola), da matemática, das ciências da natureza e das ciências humanas, além de uma redação.

As provas do Enem, por si só, não garantem o ingresso em uma faculdade. Elas apenas fornecem uma nota que pode ser usada no processo seletivo de universidades públicas ou particulares.

Assim, ao receber o resultado do Enem, você não verá os temos “aprovado” ou “reprovado”, mas 5 notas (de 0 a 1000) relativas ao seu desempenho na prova. Quanto maiores essas notas, mais provável que você consiga se dar bem no vestibular da instituição de ensino de seu interesse.

O QUE É O VESTIBULAR?

Falamos em vestibular, mas você sabe o que isso significa? O vestibular nada mais é do que um processo seletivo. Cada instituição de ensino superior determina os critérios para escolha dos melhores candidatos neste processo. Um desses critérios pode ser a nota do Enem.

Além da nota do Enem, uma faculdade também pode elaborar suas próprias questões de vestibular e montar uma prova de acordo com os conhecimentos que julgar necessários ao futuro aluno. Nesse último caso, o termo “vestibular” é usado com mais frequência.

É comum que provas de cursos diferentes foquem em matérias diferentes, por exemplo. Assim, ao visar uma faculdade, você deve pesquisar quais as formas de ingresso ela oferece a você.

COMO UTILIZAR A NOTA DO ENEM PARA O INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR?

O resultado do Enem pode ser utilizado de várias formas pela instituição de ensino. Conheça algumas delas.

Acesso direto pelo Enem

Para aqueles estudantes que já possuem a nota do Enem, é possível concorrer às vagas apenas com essa nota, sem o vestibular. A instituição estabelece os critérios e monta o ranking de melhores colocados entre os concorrentes.

Prouni

Programa Universidade para Todos concede bolsas a estudantes que atendem a alguns critérios sociais. Para participar do programa e concorrer à bolsas parciais ou integrais em universidades públicas, o estudante deve ter feito o Enem. O Prouni é conduzido pelo INEP, portanto, você deve ficar atento ao calendário com período de inscrições divulgados no portal da instituição.

Conhecer cada uma das modalidades de acesso à graduação é importante. Existe uma delas para cada perfil de aluno, inclusive para aqueles já diplomados, para os que desejam mudar de curso, dentre outras características.

Via   undb.educ.br

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.