Para começar a falar sobre a importância do marketing para uma empresa, gosto de usar uma frase curta e simples: quem não é visto, não é lembrado. E estamos em um universo digital, ou seja, repleto de negócios que têm em comum a necessidade de visibilidade, ou seja, cada empresa quer se destacar e como fazer isso da melhor maneira? Investindo em marketing consciente.

Com minha atuação em mais de 35 anos no mercado empresarial e desde 2015 à frente da MORCONE Consultoria Empresarial, também atuando com a gestão de marketing, que visa o desenvolvimento e a implantação de estratégias de atuação, o que melhora o desempenho e a presença de empresas no mercado, hoje quero esclarecer como aplicar marketing ao seu negócio.

Primeiramente é fundamental que se entenda que o marketing é uma ciência que está em constante atualização, que tem como finalidade identificar, antecipar e satisfazer as necessidades dos clientes, com objetivo também nos lucros e resultado final.

Essa é uma área que tem como intuito suprir os desejos dos clientes, expondo mecanismos e métodos que estimulam o desejo desse consumidor em buscar o seu produto/serviço. Todo empresário, independentemente do seu segmento de atuação e do porte de seu negócio, deve se interessar por esse tema. Entender como aplicar marketing ao seu negócio é fundamental, porque essa é uma área que age como “ferramenta de geração de valor” sobre o seu produto/serviço e também sobre a própria marca do negócio.

Além da geração de valor, o marketing representa o elo de relacionamento entre a sua empresa e o seu público e também é responsável pela conquista e fidelização dos clientes e, para isso, são criadas estratégias de atração, conversão e retenção desses clientes.

Por que é importante investir no Marketing no seu negócio?

Não importa qual o segmento e porte da empresa, a ciência do marketing é fundamental desde as micro até as grandes empresas. Falando em grandes empresas, nessas gigantes do mercado, a razão de seu destaque está no marketing estratégico. A empresa que domina esse tema consegue se antecipar às novidades e mudanças no mercado, saberá como se posicionar, como gerar valor ao cliente e, claro, também saberá como aumentar a lucratividade.

Aqueles que desejam compreender como aplicar marketing ao seu negócio também precisam ter em mente que não se trata de apenas divulgar o produto/serviço, o marketing engloba uma série de conceitos, estratégias, canais e metodologias que passam constantemente por mudanças ao longo dos anos para se adaptar às tantas transformações, principalmente sociais.

Compreendendo os objetivos específicos do marketing para uma empresa

Visibilidade e despertar do desejo

Novamente friso “quem não é visto não é lembrado”, é preciso marcar presença, ainda mais nesse cenário envolto por virtualidade.

Uma empresa precisa despertar o desejo de seu público, dizer onde pode ser encontrado o seu negócio, o seu produto/serviço; quais os canais de acesso que o cliente pode utilizar (Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, LinkedIn, etc.).

O marketing também ajuda a aumentar a visibilidade da sua marca, dos seus produtos e serviços e consequentemente também desperta o desejo de consumo por parte dos clientes/consumidores em potencial.

analise e projetos para investir em marketing,

Aumentar o volume de vendas

É claro, que também está envolvido no processo da aplicação de estratégias de marketing o aumento do volume de vendas, mas vale o alerta de que todo o processo de divulgação da marca precisa ser muito bem planejado, porque o conteúdo apenas comercial ao invés de atrair pode afastar os potenciais clientes.

Construção de boas relações

Outra questão que volto a enfatizar sobre como aplicar marketing ao seu negócio é que essa ciência é essencial para construir relacionamento com o público. É uma maneira que pode estreitar laços, também com parceiros e colaboradores e gerar o fortalecimento da marca. As vendas e a fidelização não devem ser a prioridade de uma campanha, devem ser compreendidas como consequência no processo.

Pequenas ações já fazem a diferença

Como já mencionei, não importa o tamanho da empresa, vou dar como exemplo um restaurante, que envia todos os dias um cardápio do dia para o whatsApp dos clientes que autorizaram receber essas ofertas, as chances de aumentar o volume de pedidos com essa ação são muito maiores, mas aqui entra uma outra questão fundamental quando se fala em marketing aplicado, é preciso gerar conteúdo diário.

Não adianta enviar uma promoção hoje e daqui a quinze dias, um mês. Fazer um post nas redes sociais hoje e outro daqui a semanas, é preciso gerar conteúdo nas mídias utilizadas e blog/site toda semana, com planejamento, estratégia.

Meu único alerta quanto ao assunto é que muitas pessoas hoje estão falando em marketing, principalmente usando o termo “marketing digital” sem qualquer conhecimento dessa área, repassando informações superficiais e uma crença de que os resultados surgem do dia para a noite. Não! Campanhas são planejadas com resultados de curto e principalmente longo prazo. Como já mencionei, é preciso sempre gerar conteúdo, sempre fazer uso dos mecanismos que te farão ser encontrado, ser lembrado.

Entender como aplicar marketing ao seu negócio é fundamental, mas lembre-se que é preciso implantar ações direcionadas de maneira estratégica.