Desempenhar as funções do departamento pessoal de forma eficiente  pode evitar uma série de problemas fiscais e trabalhistas. No entanto, a maioria das micro e pequenas empresas deixam essa tarefa de lado, o que é um grande erro, já que, fazer a gestão dos colaboradores e gerenciar todas as atividades relacionadas a eles, é de extrema importância para manter a saúde financeira do negócio.

Nesse caso, contar com a ajuda de um especialista em contabilidade pode fazer toda a diferença. Ele será responsável por prestar orientações para melhoria da organização do departamento, que poderá resultar em otimização do tempo e redução de burocracias, além de evitar que a empresa tenha problemas com o fisco por descumprimento de alguma obrigação trabalhista. Tudo isso faz com que os processos de responsabilidade da área sejam bem mais eficazes.

Para que você entenda melhor, selecionamento as principais vantagens da integração entre o departamento pessoal e a contabilidade. Confira:

Evita problemas com a folha de pagamento

Contabilizar corretamente os valores que cada colaborador tem a receber é de extrema importância para evitar gastos desnecessários, garantir que a empresa esteja trabalhando de acordo com a lei e evitar passivos trabalhistas (que podem comprometer o faturamento do negócio). Portanto, tenha ao seu lado um profissional experiente no assunto. Ele é a pessoa mais adequada para te ajudar com isso.

Mantém a empresa atualizada sobre os benefícios devidos aos funcionários, conforme a categoria sindical

Gerenciar os benefícios dos funcionários não é uma tarefa fácil. Isso porque cada categoria tem seu próprio sindicato e convenção coletiva, onde constam os direitos e benefícios dos funcionários, bem como as obrigações que a empresa deve observar e cumprir por determinado período. Controlar e interpretar todas essas atualizações trabalhistas é um trabalho minucioso e de alto risco, pois a falta de cumprimento de algum benefício pode gerar além de prejuízos, um grande mal estar na relação entre empresa & funcionário. Para evitar esse tipo de problema, é importante contar com uma assessoria contábil especializada no assunto.

advogado online

Assegura que as obrigações trabalhistas sejam cumpridas

Uma contabilidade especializada nas rotinas do departamento pessoal vai garantir que as obrigações trabalhistas (13º salário, férias, horas extras etc), sejam geradas corretamente e dentro dos prazos previstos pela legislação. Assim, evitam-se ações trabalhistas e, consequentemente, multas.

Outra grande vantagem de se ter um contador no departamento pessoal é que, esse profissional, está sempre atualizado e tem conhecimento aprofundado em relação às mudanças legais e administrativas. A chegada do e-social e as alterações provindas da Reforma Trabalhista, por exemplo, ainda geram muitas dúvidas nas empresas. Os contadores, no entanto, estudaram a fundo todas essas questões e já estão preparados para lidar com elas.



DICA: Se prepare e se especialize em Departamento Pessoal

Gostaríamos que conhecessem nosso treinamento completo e totalmente na prática de departamento pessoal e eSocial para contadores. Aprenda todos os detalhes do departamento pessoal de forma simples e descomplicada. Saiba tudo sobre regras, documentos, procedimentos, leis e tudo que envolve o setor, além de dominar o eSocial por completo. Essa é a sua grande oportunidade de aprender todos os procedimentos na prática com profissionais experientes e atuantes no segmento, clique aqui acesse já!



Conteúdo original HS Contábil

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.