Entenda como funciona a contabilidade online

0

A transformação digital pela qual o mundo passa há algumas décadas cria novas possibilidades, como o uso de serviços na internet. Hoje veremos, então, como funciona a contabilidade online e dicas para usá-la.

A contabilidade faz parte das obrigações das empresas perante o fisco. Por isso, é muito importante e inclui uma série de tarefas importantes que se referem ao recolhimento de taxas, impostos e da organização das finanças.

Assim, é algo complexo que merece a atenção e que pode, sim, se modernizar e apostar nos serviços online que podem ser mais baratos, rápidos e amplos.

Abaixo você encontra informações sobre a importância desses serviços e dicas para encontrar o melhor.

Contabilidade online: por que usar?

Existem diversos cuidados que devem ser tomados ao optar por uma contabilidade na internet.

Por exemplo, uma vez que você concederá documentos e informações privadas de finanças e sobre os seus colaboradores, é indispensável fazer o teste gratuito da VPN  CyberGhost.

Contudo, antes de vermos as dicas de como encontrar o melhor serviço em segurança, é preciso saber o porquê optar pela contabilidade na internet. E é exatamente isso que veremos agora, para que não restem dúvidas!

A contabilidade online pode ser uma verdadeira mão na roda para empreendedores de todos os ramos e tamanhos de empreendimentos. Isso principalmente em tempos de pandemia, em que há indicações de distanciamento social.

Afinal, quando há o uso de um serviço online não existe necessidade de deslocamento ou de encontros para resolução de problemas e atividades. Tanto a contratação do contador quanto as suas ações e resultados ocorrem no ambiente online.

Além disso, considere que você não precisa dedicar um espaço na sua empresa e contratar profissionais, como empregados CLT, para realizarem os serviços de contabilidade para você.

Aqui, então, o que ocorre é a terceirização dessa atividade para profissionais e empresas que atuam online. Você as contrata na internet e ainda tem a garantia de que a sua contabilidade estará em boas mãos.

Inclusive, considere que a contabilidade online é mais em conta. Não apenas por ser mais barata do que a contratação de uma equipe própria para isso, mas também por dispensar o uso de locais físicos na empresa e de estrutura, bem como por contar com materiais modernos que a barateiam.

Por isso, garantir a sua contabilidade no ambiente online é uma forma inteligente de investir o seu dinheiro e de garantir que o cumprimento às leis quanto ao fisco e ao recolhimento de impostos e outros valores está ocorrendo.

Para isso, contudo, é preciso saber como escolher o melhor serviço e os melhores profissionais. As informações para se dar bem nessa tarefa você encontra abaixo, por isso continue sua leitura para não perder nenhuma dica!

Como escolher o melhor serviço de contabilidade online?

Siga nossas dicas e, com isso, garanta que a sua empresa e a sua contabilidade estão em boas mãos. Lembre-se sempre: a contabilidade é parte essencial da sua empresa e, por isso, precisa ter toda a atenção.

Conheça a reputação da empresa

Em primeiro lugar, é crucial que você busque informações sobre a empresa que oferece os serviços de contabilidade online que chamaram a sua atenção. Afinal, você precisa ter certeza da idoneidade da marca.

Para isso existem diversas estratégias. Por exemplo, faça uma simples pesquisa no Google. Ali você encontra as informações sobre localização e contato da empresa contábil junto à avaliação do público, que dá nota (em estrelas) e pode comentar.

Igualmente, não deixe de analisar as redes sociais da empresa e os comentários que estão ali.

O site institucional também não deve ficar de fora do seu radar, pois é possível acumular o máximo de informações possíveis.

O Reclame Aqui é outra boa base de dados para se informar sobre a fama e imagem que uma empresa de contabilidade online possui no mercado. 

Analise o atendimento

Você colocará o cumprimento de normas legais e a imagem da sua empresa nas mãos de quem lhe prestará os serviços de contabilidade.

Por isso, analise desde logo qual é o atendimento que eles dão ao cliente.

Considere, por exemplo, interagir com a empresa nos canais de atendimento que ela anuncia. Também, note se as informações que você recebe são completas e qual é a impressão dos clientes e ex-clientes dela sobre o atendimento.

Designed by kan_chana / shutterstock
Designed by kan_chana / shutterstock

Isso é importante porque esse atendimento provavelmente se refletirá no restante da sua relação de negócios com a contabilidade online.

Assim, se ele for ruim enquanto tenta conquistar você, imagine como será quando você já tiver firmado contrato?

Além disso, não perca de vista o fato de que a contabilidade mexe com dados sensíveis, obrigações e prazos. Com isso, torna-se ainda mais importante o atendimento ser de qualidade e o mais rápido e completo possível.

Veja a existência de serviços complementares

A escrituração contábil é crucial nos serviços que a empresa de contabilidade oferta. Porém, não é a única ação relevante! Por isso, considere se a empresa oferece outros tipos de atividades que lhe possam auxiliar a direcionar seu negócio.

Por exemplo, se presta assessoria para analisar novos negócios. Além disso, as atividades de planejamento tributário, obtenção de certidões nos órgãos de fiscalização e consultoria societária também são bastante relevantes.

Assim, quanto mais atividades e serviços a empresa possuir e ofertar online, melhor. Analise, nesse sentido, se a contabilidade online os oferta em um pacote só ou se é preciso pagar à parte pelas atividades diferentes.

Dessa maneira, utilize esses dados para fins de comparação com outros serviço se veja qual é mais completo.

Aqui, ainda, cabe uma ressalva: lembre-se de que optar pelo menor preço pode ser arriscado e cobrar caro no futuro. Por isso, use as demais formas de análise da qualidade.

Confira a regularidade empresarial

Por fim, mas não menos importante, é crucial que você se certifique quanto à regularidade da empresa de contabilidade online.

Afinal, é preciso ter uma série de conhecimentos e filiação em conselho para poder exercer essas atividades.

Da mesma forma, você merece os melhores serviços, com prestação pelos melhores profissionais.

Por isso, não deixe de conhecer a regularidade de quem está lhe ofertando as atividades e evite problemas no futuro.

Em primeiro lugar, busque conhecer o currículo, a formação e a experiência dos profissionais que estão ofertando os serviços de contabilidade online.

Eles são importantes para que seus documentos, dados e necessidades estejam em boas mãos.

Em caso de qualquer tipo de problema ou obstáculos, então, esses profissionais serão capazes de resolvê-los de acordo com o seu conhecimento nas atividades do dia a dia enquanto contadores.

Igualmente, busque saber se os profissionais da contabilidade online possuem cadastro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

Ele é crucial para o desenvolvimento das atividades e caso não haja inscrição há irregularidades no negócio.

Por último, também não deixe de conhecer quais são os sistemas que a empresa de contabilidade usa.

Isso, pois você também terá acesso a um perfil, poderá apresentar ali documentos e dados da sua empresa e até mesmo contatar os contadores por ali.

Assim, procure conhecer quais são os sistemas que eles usam, bem como se contam com tecnologia mobile, para acesso pelo celular, computador e tablet.

Com todas essas dicas você encontra, portanto, o melhor serviço de contabilidade online.

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.