Entenda como funciona o Simples Nacional

0

O sonho de todo micro e pequeno empreendedor é ter sua empresa regular diante da Receita Federal, uma ótima opção para essas pessoas é o Simples Nacional que possui diversas vantagens em relação a valores e pagamentos de impostos.

Por mais que pareça um pouco complicado, o Simples Nacional foi criado em 2006 para facilitar a vida do empreendedor brasileiro.  Através dele 8 tributos, entre eles municipais, estaduais e federais foram unificados em apenas uma guia de arrecadação. 

A maior vantagem de todas, é que quem optar pelo simples nacional terá preferências em licitações do governo, considerado como critério de desempate.

Quais empresas podem optar?

O Simples Nacional é direcionado para micro e pequenas empresas, com um faturamento bruto anual de até R$4,8 Milhões.

Em 2019 novas atividades foram acrescentadas na lista de empresas que podem optar pelo simples nacional.

Designed by @yanalya / freepik
Designed by @yanalya / freepik

Além do limite do faturamento existem outras exigências para se tornar um Simples Nacional, que são elas:

Estar Regular aos cadastros fiscais;
Não possuir capital em órgãos públicos, indireto ou indireto;
Comprovar através de certidões negativas que não existe débitos;
Não possuir nenhum sócio no exterior;
Ter suas atividades enquadradas na lista de CNAEs aceitas.

Como aderir?

A adesão deve ser realizada no Portal Simples Nacional.

Basta procurar pela opção Serviços e clicar em  Solicitação de Opção pelo Simples Nacional e seguir com o cadastramento.

A próxima etapa será a verificação das informações feita em conjunto pela Receita Federal, estados e municípios, caso não haja pendências, o pedido será aceito.

Quando posso aderir?

A solicitação de opção pelo Simples Nacional somente pode ser realizada no mês de janeiro de cada ano. Após aceita a solicitação produz efeitos a partir do primeiro dia do ano calendário das opções .

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.