Quem trabalha com exportação precisa ter uma boa estrutura logística e financeira.

Em regra, os produtos são enviados ao comprador, mas apenas são quitados quando eles chegam ao destino.

Uma vez que os prazos de envio para outros países podem ser extensos, a empresa pode ter dificuldades com a parte financeira, precisando antecipar recebíveis.

É aqui que o Adiantamento sobre Contrato de Câmbio (ACC) se torna importante.

Essa é uma modalidade de crédito, em que o banco antecipa parte ou o total do valor que a empresa receberia apenas na entrega do produto.

Contudo, é preciso entender como ele funciona, além dos prós e dos contras, para definir se essa alternativa é realmente interessante para o seu negócio.

Para ajudar nessa decisão, preparamos este conteúdo esclarecendo como funciona o ACC e as principais dúvidas sobre o assunto.

Boa leitura!

Como funciona Adiantamento sobre Contrato de Câmbio?

O Adiantamento sobre Contrato de Câmbio é uma operação de crédito contratada com instituições financeiras autorizadas para atuar no mercado cambial e antecipar o pagamento de negócios relacionados à exportação.

A antecipação dos valores é feita em moeda nacional considerando o valor da venda feita em moeda estrangeira, com conversão feita pela taxa de câmbio do dia da contratação do ACC.

O contrato é elaborado com base na obrigação assumida pelo exportador em enviar determinada mercadoria ou entregar um serviço específico no exterior, a fim de evitar que essa operação seja usada para outras finalidades pela empresa contratante.

Assim, ele é feito durante a fase de produção ou pré-embarque da mercadoria, antecipando o recebimento de valores para que seja possível reinvestir na empresa.

Caso aconteça na etapa de comercialização ou pós-embarque, é preciso optar por outro tipo de contrato: o adiantamento sobre cambiais entregues (ACE).

Quais são as vantagens do ACC?

O contrato de adiantamento traz diversos benefícios para as empresas, principalmente as de pequeno e médio porte que estão em processo de expansão das atividades.

Veja quais são!

Recebimento antecipado

O principal atrativo do Adiantamento sobre Contrato de Câmbio é que ele permite antecipar até 100% do valor referente à exportação, como se a empresa recebesse o pagamento à vista, garantindo o acesso à capital de giro para a manutenção do negócio.

Proteção contra variação cambial

Como o adiantamento fixa a taxa de câmbio do dia da contratação, isso ajuda a proteger o contratante das variações cambiais que podem prejudicar o total recebido em caso  de queda.

Taxas reduzidas

O ACC tem taxas de juros menores do que as ofertadas em outras operações de crédito, considerando a média do mercado brasileiro.

Isso acontece porque ela segue os valores praticados no exterior, que são mais vantajosos.

Também não são aplicados tributos bancários, como o Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF).

Quais são as desvantagens do adiantamento?

Apesar das vantagens, também existem algumas desvantagens que devem ser avaliadas antes de contar com o ACC para evitar imprevistos.

Conheça as principais!

Adiantamento sobre Contrato de Câmbio

Limitação do prazo

O contratante precisa observar o prazo máximo de 360 dias, contados da data de contratação até a fatura do serviço ou conhecimento do embarque, além de um prazo de 750 dias entre a contratação e a liquidação do valor.

Devido à pandemia de Covid-19, o Banco Central (Bacen) emitiu a Circular n.º 4.002/2020 que alterou o prazo entre a data de embarque e a liquidação do contrato de câmbio para 1.500 dias.

O descumprimento do prazo para embarque do produto gera a obrigação de quitar todo o valor do ACC, com multa, correção monetária, diferenças cambiais e outros encargos previstos no contrato.

Análise de crédito

Esse tipo de contrato não conta com garantias externas, então é feito baseado unicamente na confiabilidade da empresa solicitante que é avaliada por uma análise de crédito feita pela instituição financeira.

Por isso, nem sempre é possível aproveitar essa operação de crédito.

O que é ACC indireto?

Adiantamento sobre Contrato de Câmbio indireto acontece quando a pessoa que busca o crédito não é o exportador, mas uma empresa que participe do processo produtivo, como um fabricante de insumos e outros fornecedores.

Dessa maneira, eles também conseguem adiantar a receita e aproveitar os benefícios gerados pela ACC.

Para isso, a empresa exportadora deve emitir uma declaração informando que os insumos serão utilizados na exportação, além dos produtos que serão enviados para o exterior e os seus valores.

Como receber os pagamentos do exterior?

Quem conta com negócios realizados no exterior precisa ter boas alternativas para receber os pagamentos devidos.

Com a necessidade de converter a moeda e encaminhar o dinheiro de outros países, é necessário arcar com algumas taxas.

Os custos variam de acordo com a modalidade de pagamento escolhida e as instituições responsáveis, porém, de modo geral, os bancos cobram altos valores para intermediar essas transações.

Assim, é fundamental conhecer as alternativas existentes no mercado, como as plataformas especializadas em transferências internacionais.

A Remessa Online, por exemplo, permite que você envie e receba valores do exterior, oferecendo as melhores taxas do mercado nas transações.

Na página inicial é possível simular o valor a ser enviado ou recebido, considerando a moeda de origem e destino, além de observar as taxas.

Os custos são:

  • conversão da moeda pelo câmbio comercial do momento da transação;
  • taxa fixa de 1,3% do total transferido;
  • IOF de 0,38% nas transferências entre terceiros;
  • tarifa de R$ 5,90 apenas se a transação for inferior a R$ 2.500.

A utilização da plataforma é simples e intuitiva, facilitando a realização de todo o processo.

Após o pagamento feito pelo cliente, você receberá o dinheiro em sua conta no Brasil em até 2 dias úteis.

Então, este post esclareceu como funciona o Adiantamento sobre Contrato de Câmbio (ACC)? Conhecendo essa operação, esperamos que você tenha mais facilidade para planejar as exportações e consiga manter um bom fluxo de caixa na sua empresa.

Se você quer saber mais sobre como garantir as melhores condições nas transações internacionais, acesse o site da Remessa Online e descubra as vantagens da plataforma!