Entenda a contabilidade tributária e saiba como fazer

0
412

[restrict]O termo pode parecer meio complicado, mas todo empresário precisa saber pelo menos o mínimo sobre o assunto para trabalhar em conjunto com o seu contador para o bem dos negócios. Você deve saber que todas as empresas, independentemente do porte, perfil tributário ou do setor de atuação, são obrigadas a pagar impostos, não é mesmo?

contabilidade tributária se refere justamente à parte da contabilidade responsável por gerenciar as obrigações fiscais de uma empresa.

Ela envolve, contudo, muito mais do isso. Um dos motivos mais frequentes para o fechamento de novas empresas é a falta de organização em relação aos tributos. A contabilidade tributária é uma tarefa complexa, porém extremamente necessária.

O empresário precisa conhecer os seus direitos e obrigações no âmbito fiscal e nenhuma empresa que quer chegar ao sucesso pode se permitir não levá-la a sério.

Além de regularizar a situação da empresa, a contabilidade tributária fornece informações essenciais para a tomada de decisões relativas à administração financeira e ao planejamento dos negócios.

Se você tem dúvidas sobre esse assunto ou quer se informar melhor, continue acompanhando o nosso post para entender o que é e qual a importância da contabilidade tributária.

O que é a contabilidade tributária

Genericamente, a contabilidade tributária pode ser definida como uma área específica da contabilidade que trabalha na administração dos impostos de uma empresa. Também chamada de contabilidade fiscal, ela é, porém, tanto a ciência que estuda e produz conhecimento sobre o tema, quanto uma prática que envolve um conjunto de ações.

Ao falar de contabilidade tributária, nos referimos, portanto, também a uma técnica que possibilita o processamento e a aplicação de dados relativos à tributação empresarial.

Além de ser fundamental para que uma empresa mantenha os seus impostos em dia, a contabilidade tributária é responsável pela viabilidade do negócio, já que é diretamente ligada à sua regulamentação.

Como funciona a contabilidade tributária

Na prática, a contabilidade tributária é uma espécie de processo que envolve várias ações focadas nas questões fiscais da empresa. Para ilustrar, entre os itens que estão sob a sua alçada, encontram-se todos os documentos fiscais, inclusive a declaração do imposto de renda.

A contabilidade fiscal se baseia na legislação tributária do país, do estado e do município. Essas regras determinam os impostos a serem registrados e declarados de acordo com o perfil tributário, as atividades e os rendimentos de uma empresa.

Por que é ela é importante para o negócio

A regularidade do funcionamento de uma empresa depende da manutenção da organização de seus impostos. No entanto, a contabilidade tributária não é importante somente por isso. Além de estar com as contribuições em situação regular, a empresa também precisa estar saudável financeiramente e com o saldo de contas em dia.

A análise da contabilidade fiscal reflete nas demonstrações tributárias e financeiras da empresa. Fornecendo informações úteis para o negócio e para a sua gestão financeira, ela também permite um planejamento tributário que leva em consideração as futuras responsabilidades fiscais.

Tendo os instrumentos para fazer esse tipo de previsões, o empresário evita que a organização não se prepare adequadamente para o pagamento dos impostos.

Como se faz a contabilidade tributária de uma empresa

É evidente que o empresário deve ter um entendimento básico de contabilidade para controlar os processos da sua empresa.

O Sebrae possui, por exemplo, um curso online gratuito de Contabilidade para empresários que pode ser bem útil para se ter uma ideia de um panorama geral sobre o assunto.

No entanto, para que a contabilidade tributária seja aplicada da melhor forma possível e os cálculos da empresa sejam feitos de maneira correta de modo que fique tudo em ordem com o fisco, é imprescindível contar com um profissional qualificado na área.

O contador fiscal ou tributário é o profissional responsável pela contabilidade tributária de uma empresa e deve ter um amplo conhecimento sobre os tributos e a legislação.

Erros nesse setor podem significar altos custos para uma empresa. Por essa razão é fundamental contratar um escritório de contabilidade que forneça esse tipo de serviço.

O contador precisa estar atento a todos os cálculos para fechar corretamente o balanço e gerenciar os tributos com o intuito de evitar gastos desnecessários, ou seja, de economizar ao pagar os impostos.

Um bom trabalho nesse sentido evita erros contábeis que podem levar o negócio a ter menos lucratividade do que deveria, por exemplo. Atualmente, o Brasil possui uma legislação que prevê diferentes formas de tributação, como oSimples Nacional, o Lucro Presumido e outros.

O profissional que trabalha com contabilidade tributária deve ser capaz de verificar e, se for o caso, de identificar diferentes possibilidades de enquadramento tributário. Simulando cenários, pode-se encontrar um regime tributário mais adequado, no qual a empresa gasta menos com a tributação, aumentando a sua margem de lucro.

O que não pode faltar na contabilidade tributária

Existem alguns itens que são fundamentais quando se trata da contabilidade tributária de uma empresa. Para ser eficiente, ela precisa, por exemplo, fornecer um suporte importante no cálculo dos impostos mensais e dos tributos anuais para validar as contas da empresa e o seu balança fiscal. Essa parte também necessita estar alinhada com as novas normas do manual de contabilidade tributária.

Por outro lado, a contabilidade tributária deve ser realizada, como já mencionamos, com o objetivo final de melhorar as estratégias operacionais da empresa. Para isso, precisam ser levados em consideração os controles e os processos fiscais em andamento. A eficácia dos sistemas e dos dados da empresa também precisam ser avaliados dentro desse contexto.

O trabalho de bons profissionais é essencial nesse processo, garantindo a transparência e a responsabilidade fiscal da empresa. [/restrict]

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.