Lidar com as obrigações tributárias e fiscais para um empresário é uma das tarefas mais difíceis em uma empresa. Em meio a ajustes e regulações políticas, é preciso sempre estar atento às novas exigências. A esse respeito, uma das novidades que tem causado dúvidas em muitos empreendedores é o sistema eSocial, criado pelo Governo Federal para agilizar os processos empregatícios da empresa.

Para ajudar nessa questão, preparamos algumas das principais informações sobre o tema. Neste post, explicamos o que é, quais são as principais utilidades e três vantagens do eSocial para a empresa. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!


O que é o eSocial e como ele funciona?

O eSocial é um programa do Governo desenvolvido para unificar os trâmites relativos a empresas e trabalhadores, como informações referentes ao FGTS, contribuições previdenciárias, vínculos empregatícios, folha de pagamento, comunicação de questões internas e aviso prévio.

O sistema funciona por meio de uma plataforma online. A intenção é integrar e simplificar a prestação de dados fiscais, trabalhistas e previdenciários de uma organização.

Além disso, o eSocial tem como base garantir os direitos dos colaboradores e otimizar o cumprimento das obrigações dos empregadores por meio da eliminação de redundâncias nas informações prestadas. Com isso, é possível reduzir a burocracia para as empresas, poupando tempo e elevando a produtividade do negócio.

Quais são as principais utilidades do eSocial na empresa?

O eSocial veio para modernizar os processos de envio de dados e obrigações ao Governo Federal, pois esse sistema otimiza o tempo necessário para essas atividades e reduz os custos da gestão contábil da empresa por meio da substituição de diversas obrigações.

Além do mais, com o auxílio das plataformas Web Serviços e Portal Web é possível realizar o envio de eventos, cuja análise e devidas validações são feitas pelo próprio eSocial via internet.

Com essa forma de acesso, o sistema deixou de utilizar o Programa Gerador de Declaração (PGD), que era necessário para criar e transmitir os dados. Além desses benefícios, esse programa possibilita outras vantagens. Veja, agora, três delas!


1. Promove a centralização das informações

Uma das principais vantagens é a centralização de todas as exigências governamentais. Na plataforma, cada informação é classificada como “evento”, tendo formato específico dentro do sistema. Desse modo, o usuário do eSocial não precisa mais integrar formulários ou declarações. Isso contribui para maior agilidade, transparência e segurança jurídica.

2. Ajuda na desburocratização dos processos da empresa

Outro benefício importante para os empregadores é a diminuição da burocracia nos processos de prestação de informações. Com a utilização do eSocial, muitas exigências legais foram adaptadas ao programa. Veja a lista de obrigações fiscais substituídas:

  • Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social (GFIP);
  • Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED);
  • Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT);
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
  • Relação Anual de Informações Sociais (RAIS);
  • Livro de Registro de Empregados (LRE);
  • Comunicação de Dispensa (CD);
  • Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF);
  • Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP);
  • Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF);
  • Manual Normativo de Arquivos Digitais (MANAD);
  • Quadro de Horário de Trabalho (QHT);
  • Guia de Recolhimento do FGTS (GRF);
  • Guia da Previdência Social (GPS).

3. Possibilita maior segurança e transparência

Com a simplificação das tarefas e obrigações da empresa, somadas à agilidade e eficiência dos processos fiscais, é possível alcançar maior transparência e garantir o cumprimento dos direitos trabalhistas e previdenciários. Além do mais, problemas como fraudes e erros de dados tornam-se mais difíceis, proporcionando maior segurança e confiabilidade pelos usuários.

Viu só? Não é difícil entender o eSocial. Embora ainda seja uma novidade para muitas pessoas, sua utilidade já é bastante importante para os compromissos de um negócio. Por isso, é preciso estar sempre ligado às normas e alterações dos processos de regulamentação da sua empresa.

DICA: Se prepare e se especialize em Departamento Pessoal e eSocial

Como já sabemos, o eSocial traz muitas informações importantes e é preciso ter atenção redobrada para estar preparado, ainda mais agora com os prazos de entrega.

Sendo assim gostaríamos que conhecessem nosso treinamento completo e totalmente na prática de departamento pessoal e eSocial para contadores. Aprenda todos os detalhes do departamento pessoal de forma simples e descomplicada. Saiba tudo sobre regras, documentos, procedimentos, leis e tudo que envolve o setor, além de dominar o eSocial por completa. Essa é a sua grande oportunidade de aprender todos os procedimentos na prática com profissionais experientes e atuantes no segmento, clique aqui acesse já!

Conteúdo original Rhede sistemas