Entenda o que é Balanço Patrimonial de uma Empresa

0

Você já ouviu a expressão “fechado para balanço”? No mundo empresarial essa expressão representa um importante momento para empresa, onde é analisado todo o panorama de um empreendimento, verificando a atual situação financeira da empresa em um determinado período, e com isso contribuindo para decisões importantes e seguras dentro da organização. 

Apesar de ser uma exigência legal, muitos empresários ainda não entendem ou não sabem a real necessidade e importância de realizar o balanço patrimonial para o seu empreendimento.

Por isso, para entender melhor o assunto e sua relevância, escrevemos esse artigo com informações importantes para tirar suas dúvidas sobre balanço patrimonial. Confira!

O que é balanço patrimonial?

Importante ferramenta de análise gerencial, o balanço patrimonial é realizado em um determinado período – que pode ser de um ano ou variar de acordo com a necessidade da empresa ou da legislação – onde é feito o estudo financeiro da organização, ou seja, é verificado todos os dados e documentos que possam contribuir para que a contabilidade visualize o atual posicionamento financeiro da empresa. 

O balanço patrimonial não se restringe apenas em contribuir para o controle de custos e acompanhamento do patrimônio da empresa, mas também para possibilitar que o empreendedor tenha uma visão tanto da evolução quando dos ativos e passivos da organização. 

Qual a importância do balanço patrimonial para uma empresa?

O balanço patrimonial pode ser visto como uma foto de um período da empresa, onde é possível extrair com clareza diversas situações da organização, como financeira e patrimonial, sendo parte importante do trabalho da contabilidade para a gestão empresarial. 

Com os dados em mãos, os gestores poderão projetar com mais segurança cenários futuros dos rumos que a empresa deve seguir, principalmente na redução de custos e na administração de riscos.

Entre as importantes informações adquiridas pelo balanço patrimonial está o planejamento dos parcelamentos das dívidas, o patrimônio da empresa e a evolução das finanças. 

contabilidade

Qual é a estrutura de um balanço patrimonial?

Para você entender melhor como funciona o balanço patrimonial, apresentaremos às três estruturas já definidas em lei: os ativos, os passivos e o patrimônio líquido.

Ativos

representa todos os bens que a empresa possui, entre eles recursos aplicados para obter benefícios econômicos, lucro.

Temos ainda dentro da estrutura ativos outros dois tipos, o ativo circulante que envolve os valores que giram durante o exercício social da empresa e o ativo não circulante, que são destinados exclusivamente para o funcionamento da organização. 

Passivos

são obrigações financeiras da empresa, ou seja, valores a serem pagos a terceiros como fornecedores.

Assim como o ativo, o passivo também é dividido em circulante que são valores a serem pagos a curto prazo e passivo não circulante que possui um prazo maior a ser pago, ou seja, após 12 meses. 

Patrimônio Líquido

representa a diferença entre os recursos da empresa, seja ele passivo ou ativo, correspondendo a todo o capital que a empresa possui.

Em alguns casos quando se tem o passivo maior que o ativo o resultado é compreendido como passivo a descoberto. 

Ter um balanço patrimonial nada mais é que uma análise com as principais declarações financeiras da empresa, por isso se torna tão importante para qualquer negócio

Se ainda não fez o balanço da sua empresa, entre em contato com um especialista no assunto o quanto antes, ele poderá te orientar o passo a passo.

A W3ERP é mais uma referência no mercado de softwares de gestão online.