Entenda o que é e como funciona uma Empresa Individual

0

Empreender e trabalhar com o que gosta. Você sabe dizer quantas pessoas desejam realizar este sonho? Saiba que hoje em dia está mais fácil ser o dono de uma empresa, mas muitas pessoas ainda possuem certas dúvidas de como abrir uma empresa individual

Sendo o tipo de empreendimento indicado para pessoas que não podem ou não querem ser MEI, já existem escritórios de contabilidade que estão focados em realizar o processo de como abrir uma ME.

E se você tem dúvidas de como isso é feito, está no lugar certo! 

Reunimos todas as informações e procedimentos para que você consiga entender como abrir uma empresa ME sem muita burocracia.

Boa leitura! 

Como abrir uma empresa individual: o que é isso?

Antes de abordar como abrir como empresa individual, é importante você entender o que é este tipo de empresa.

Chama-se de EI, o negócio aberto por pessoas que não podem se enquadrar no MEI devido à sua atividade empresarial não estar presente na lista de atividades permitidas. 

Você pode não saber, mas nem todas as pessoas podem entrar no mundo dos empreendimentos como microempreendedor individual.

Apenas as profissões que ainda não possuem um órgão regulador, como por exemplo o Conselho Regional de Medicina, podem emitir um CNPJ como MEI.

Ademais, quem não está na lista de atividades do MEI precisa optar por realizar o processo de como abrir uma empresa individual

Todas as pessoas que fazem isso possuem duas opções de enquadramento: ME (Microempresa) ou EPP (Empresa de Pequeno Porte).

Falando mais sobre isso, o faturamento pode ser de R$ 360 mil dentro de um ano para microempresa ou até R$ 4,8 milhões para quem escolher ter uma empresa de pequeno porte.

É importante saber disso antes de dar andamento no processo de como abrir uma empresa individual

O lucro anual é o principal fator que vai influenciar nessa decisão, mas saiba que existem outros fatores que mudam de acordo com sua escolha.

Para não precisar realizar uma mudança de uma hora para outra, sempre trabalhe com previsibilidade e opte pelo enquadramento que mais está de acordo com sua realidade. 

Como abrir uma empresa individual: o que você deve fazer antes de emitir um CNPJ

Falando sobre o documento que comprova a legalização de sua empresa, é importante você saber que este será emitido apenas no final do processo de como abrir uma ME e como abrir uma empresa individual.

É importante ressaltar que será necessário fazer toda uma organização para que sua empresa seja aberta de fato.

Antes de fazer qualquer ação no processo de como abrir uma empresa ME, saiba que você não deve deixar o planejamento de lado.

Nesta etapa, é hora de coletar dados do público e do mercado que você está prestes a entrar.

Também não deixe de traçar os fatores essenciais para que sua empresa seja aberta. 

Estamos falando sobre local de atuação, tipo de produto ou serviço a ser vendido, valor do investimento inicial e demais pontos que não devem ser desconsiderados por uma pessoa que está executando o processo de como abrir uma empresa individual

Quando todo o seu planejamento estiver elaborado, é importante que você defina campanhas de marketing para que o sucesso seja algo constante.

Lembre-se que o valor investido deve levar um tempo para retornar, mas se você trabalhar de acordo com o planejamento, pode ter este valor de volta até mesmo antes do período previsto. 

Aproveite o momento de desenvolvimento do planejamento de sua empresa para saber se o nome que tem em mente não está sendo usado.

Depois que logomarca e demais processos estiverem finalizados, isso pode ser um problema que pode vir a ser evitado. 

Como abrir uma empresa individual: defina seu enquadramento

Neste ponto, você precisa saber quanto deve ganhar referente às vendas de seus produtos ou serviços.

Até porque nesta etapa do processo de como abrir uma empresa individual, a escolha do enquadramento vai influenciar na quantidade de impostos. 

E existem duas opções para quem opta por realizar o processo de como abrir uma empresa individual: Microempresa e EPP.

Ambas as opções irão fazer com que você venha a ter mais ou menos gastos em relação a tributos, mas se tiver dúvidas, não deixe de entrar em contato com um escritório de contabilidade que pode dar total suporte no processo de como abrir uma empresa individual, assim como ajudá-lo a como abrir uma ME

CLT

Definiu seu enquadramento? Hora de reunir os documentos para o CNPJ ser emitido

Com as primeiras etapas concluídas, agora você precisa trabalhar para conseguir o documento que autoriza o funcionamento de sua empresa.

Lembra que citamos a escolha do local como uma etapa do planejamento?

Aqui, é importante saber se é possível de fato trabalhar no lugar que escolheu. 

Antes de dar andamento no processo de como abrir uma empresa individual, faça uma pesquisa de viabilidade do local.

Basicamente, o endereço escolhido por você será analisado pela prefeitura da cidade, esta que irá conferir se o tipo de empresa não vai afetar os moradores do bairro. 

Quando conseguir isso, basta comparecer à sede física da prefeitura para dar andamento no processo de como abrir uma empresa individual.

Como você pode imaginar, será necessário fornecer algumas informações sobre os sócios, a empresa que vai ser aberta e até mesmo o local escolhido.

Veja: 

  • RG;
  • Título de eleitor ou Declaração de Imposto de Renda;
  • Dados de contato;
  • Endereço residencial.
  • Tipo de atividade econômica realizada;
  • Forma de atuação;
  • Dados de onde o negócio será aberto, como por exemplo endereço e demais informações pertinentes.

Depois que entregar todas as informações para os órgãos públicos, basta esperar que seu CNPJ seja emitido e o processo de como abrir uma empresa ME seja concluído.

Importante ressaltar que deve levar cerca de 7 a 10 dias úteis para tudo ser feito, mas o prazo pode variar de cidade para cidade.

De todas as formas, programa-se para abrir sua empresa apenas quando estiver tudo legalizado. 

Alvará de funcionamento é essencial para você que deseja saber como abrir uma empresa ME 

Por mais que você tenha o CNPJ, saiba que o processo de como abrir uma empresa individual só pode ser concluído quando estiver com seu alvará de funcionamento.

Este documento é sempre emitido pela Junta comercial, esta que irá avaliar se o local escolhido pode receber pessoas para trabalhar e fazer compras. 

Existem muitos tipos de Alvarás de Funcionamento e licenças que variam de acordo com o segmento que você está prestes a entrar.

Se optar por vender alimentos, por exemplo, vai ser necessário passar por uma aprovação de Vigilância Sanitária de sua cidade.

De todas as formas, nunca deixe de tentar de conseguir este documento para não ter custos que não estão programados.

Isso é essencial para que o processo de como abrir uma empresa individual seja concluído! 

Precisa de ajuda no processo de como abri uma empresa ME?

E se fosse possível receber até 4 orçamentos gratuitos de escritórios de contabilidade?

Agora que você entendeu mais sobre o processo de como abrir uma empresa individual, mas não deseja cuidar de tanta burocracia, a melhor coisa a se fazer é entrar em contato com um bom escritório de contabilidade. 

Ao receber o apoio necessário destes profissionais, basta apenas entregar todas as informações e esperar que o CNPJ seja emitido pelos órgãos públicos.

Assim, pode se dedicar às outras demandas enquanto o escritório de contabilidade está trabalhando no processo de como abrir uma empresa individual

Não sabe onde encontrar um bom escritório de contabilidade?

É hora de entrar em contato com a plataforma 4 Mãos.

Funciona dessa forma: você entra em contato e informa mais sobre sua necessidade, onde logo depois sua demanda será cadastrada para que até 4 escritórios de contabilidade entrem em contato.

Quando estiver com todos os orçamentos referente a como abrir uma empresa individual, basta fechar negócio com aquele que mais lhe agradou.

Lembrando que a Plataforma 4 Mãos não cobra nada para que o empreendedor possa receber os orçamentos, nem mesmo participa do acordo financeiro entre os envolvidos.

Mas no caso de qualquer problema, saiba que irá intervir para que o serviço seja feito. 

Acesse a página de solicitação de orçamento agora mesmo e não perca tempo! Aproveite para nos dizer nos comentários: como será sua empresa? 

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.