Entenda o que é como investir em Previdência privada

0

Vale a pena investir em previdência privada? A resposta é: depende da circunstância de cada poupador, existem muitas vantagens para este tipo de investimento, como, a facilidade para guardar dinheiro. 

Mas essas vantagens podem ser anuladas pelo custo dos planos ou por uma escolha incorreta da seguradora , do tipo de plano ou da tributação. E é por isso que antes de decidir este planejamento é importante conhecer sobre o que é previdência privada e como funciona. 

O que é previdência privada?

Existem formas de investimentos, como previdência privada ou previdência complementar, são opções para complementar a aposentadoria oficial ou para atingir objetivos a longo prazo. 

Os fundos de previdência são oferecidos por seguradoras, que se comprometem no fim de determinado período de contribuição a dar ao investidor  a opção de comprar uma renda por toda a vida.

Como funciona a previdência privada?

A previdência privada oferecem tipos de planos que calculam quanto é preciso guardar por mês para acumular um valor que garanta uma renda desejada por determinado número de anos na aposentadoria. 

Para saber quanto será a mensalidade, as seguradoras fazem simulações usando estatísticas sobre a expectativa de vida dos brasileiros divulgadas pelo IBGE.  

Estas estatísticas são chamadas tábuas atuariais, que são projeções de taxas de juros para os próximo 10,20 ou 30 anos. Isso facilita a ter uma ideia de quanto é preciso guardar para a aposentadoria e quanto tempo isso levaria. 

renda

Se o plano for do banco que tem conta a contribuição é debitada mensalmente na sua conta, um ponto positivo para quem não tem disciplina para guardar dinheiro. 

Quais os tipo de previdência privada?

Existem dois tipos de previdência:

Plano Gerador de Benefício Definido (PGBL) : Que permite abater as aplicações na declaração anual completa do Imposto de Renda.

Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL) : Este é indicado para quem não é assalariado ou faz declaração simples do Imposto de Renda

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Por: Laís Oliveira