EOS Data Analytics apresenta soluções para fornecedores de insumos agrícolas no Brasil

Como os fornecedores de insumos podem usar análises de imagens de satélite para crescer seus negócios, ao mesmo tempo em que ajudam agricultores e empresas agrícolas a prosperar

Os fornecedores de insumos têm se esforçado para cumprir suas metas de lucro sob alta concorrência e reduzir a demanda de agricultores que buscam otimizar custos à medida que os preços das sementes, fertilizantes e produtos de proteção de culturas estão subindo.

Além do conflito de interesses entre fornecedor e agricultores, ambas as partes do mercado agrícola enfrentam a falta de dados agronômicos para tomar decisões diárias informadas que, por sua vez, podem ajudá-los a atingir metas financeiras.  Os fornecedores de insumos precisam ter acesso a informações relevantes sobre as atividades e condições dos agricultores em uma determinada área, região ou país, o que os ajudará a melhorar as necessidades dos produtores. Ao mesmo tempo, agricultores e empresas agrícolas poderiam beneficiar de ter uma visão aérea dos seus campos, idependentemente de onde estejam.

Os fabricantes de insumos agrícolas também devem ter meios para rastrear campos de teste para avaliar a eficácia do insumo. E os usuários finais querem ter uma garantia de que o produto promovido funcionará como pretendido.

Problemas cuja causa principal é a falta de dados podem ser eliminados, e o EOS Data Analytics está pronto para ajudar os fornecedores a lidar com eles.

“Uma das nossas principais soluções é o EOS Crop Monitoring — uma plataforma de agricultura de precisão para uma gestão eficiente de campo usando tecnologia de sensoriamento remoto. A plataforma é uma fonte centralizada de análises e dados sobre vegetação, umidade do solo, clima e atividades de campo”, diz Yevhenii Marchenko, Executivo de Contas da EOS Data Analytics.

A ferramenta obtém dados de imagem de nove satélites (Sentinel, Landsat, MODIS, NAIP e CBERS4). Em 2022, a EOSDA lançará o primeiro de sete satélites ópticos que fará uma constelação de satélites totalmente operacional para fins agrícolas até 2025 — EOS SAT.

A EOS Data Analytics será o primeiro fornecedor a lançar a constelação focada na agricultura entre aqueles que aproveitam o sensoriamento remoto em seus produtos e serviços. O lançamento da constelação permitirá que a empresa obtenha imagens com maior resolução e aumente a frequência de atualizações de imagens (tempo de revisita por satélite). Assim, os fornecedores poderão olhar mais de perto para seus campos de teste ou dos seus clientes e detectar riscos mais cedo do que agora.

Recursos do EOS Crop Monitoring para atender às necessidades dos fornecedores de insumos

Vários recursos da plataforma podem ser usados para inserção de fornecedores. Vamos revisá-los.

Análise de índices — avaliação remota do estado vegetal em vários estágios de crescimento. O EOS Crop Monitoring tem 18 índices, como NDVI, NDRE, ReCl, NDWI, MSAVI, entre outros. O  índice NDVI, por exemplo, é usado para monitoramento de secas, rastreamento e previsão da produção agrícola, previsão de zonas de incêndio e mapeamento de invasão de deserto.

Índices de camadas — o recurso para visualização de NDVI ou outros valores de índice na camada global para vários campos adjacentes ao mesmo tempo. 

Dados meteorológicos incluem previsões de 14 dias, dados meteorológicos históricos desde 2006, dados de umidade do solo e a oportunidade de comparar dados meteorológicos médios de 5 anos com um ano atual para definir tendências no desenvolvimento das culturas.

Visão dividida — a oportunidade de comparar duas imagens do mesmo campo feitas em datas diferentes para monitorar o estado da cultura ao longo do tempo. Três modos de visualização dividida estão disponíveis: monitoramento de campo, vegetação e índices personalizados e detecção de estresse hídrico (NDMI).

Zoneamento — identificação de áreas de campo com níveis de produtividade cada vez mais baixos para aplicação de taxa variável de sementes e fertilizantes. O recurso permite a criação de mapas de vegetação e produtividade. 

Rastreio — o aplicativo de reconhecimento notifica sobre problemas detectados com base em imagens de satélite e dados de vegetação e permite atribuir tarefas de reconhecimento. Os olheiros preenchem os relatórios (tiram fotos das culturas e adicionam notas sobre problemas identificados) e enviam para outros usuários do aplicativo. Os dados coletados aparecem na versão web da plataforma. 

Gestão de equipe permite dar funções ao usuário com base em suas funções (por exemplo, proprietário de campo, rastreador, agrônomo) para compartilhamento rápido e fácil de informações entre colegas. Um número ilimitado de usuários podem ser adicionados à plataforma gratuitamente.

Mas como os fornecedores podem usar a funcionalidade da plataforma para resolver os problemas mencionados anteriormente? É hora de discutir exemplos.

Casos de utilização da plataforma de agricultura de precisão

Definir as necessidades dos agricultores para fazer ofertas convincentes. Analisando imagens de satélite de uma área de interesse por um determinado período de tempo, os fornecedores de insumos agrícolas podem aprender sobre as atividades dos agricultores e a condição das terras cultivadas: quais tipos de culturas são cultivadas nos campos, qual é o estado atual das culturas (estágio de crescimento, saúde) e solo (tipo, níveis de umidade), ou qual foi o clima recentemente. Também é possível verificar uma tendência histórica no nível do campo usando NDVI e outros índices de vegetação. O EOS Crop Monitoring, por exemplo, tem esses registros a partir de 2018. Com base nestes dados, os profissionais de marketing podem definir pontos problematicos do agricultor e entender quando e quais produtos oferecer a um agricultor específico para aumentar a probabilidade de venda. 

Características: análise de índices (por exemplo, relatórios ndvi sobre produtividade da terra por um determinado período de tempo), dados meteorológicos (previsões históricas e meteorológicas).

Testando e comparando insumos agricolas. Os fornecedores de insumos podem usar o EOS Crop Monitoring para avaliar como seus produtos funcionam para trazer os mais competição ao mercado.

Os especialistas podem comparar as condições das culturas e do solo antes (acessando dados históricos sobre a produtividade dos campos) e depois de aplicar insumos em um campo de teste. Outra opção é aplicar cada produto em um campo para descobrir qual entrada é mais eficaz. Os achados podem complementar as descrições do produto para os clientes.

Além disso, o sensoriamento remoto acelera o teste de fertilizantes ou produtos de proteção de culturas, pois os fabricantes podem rastrear como eles gradualmente afetam a saúde das culturas. Assim, esperar até o final da safra para avaliar a eficácia do insumo deixa de ser necessário.

Características: NDVI, dados meteorológicos, umidade do solo, zoneamento, visão dividida, índices de camadas.

Assessoria no tratamento de culturas para aumentar a lealdade do cliente. Os fornecedores de insumos podem consultar os agricultores sobre o semeio e o uso de insumos com base nos dados sobre seus campos do EOS Crop Monitoring. Por exemplo, aconselhar quais fertilizantes podem ser aplicados para manter ou aumentar a produtividade do solo de um tipo específico de solo ou ajudá-los a otimizar os gastos definindo quantidades certas de fertilizantes com base na produtividade das parcelas de campo. 

Características: zoneamento, análise de índices.

Dados de imagens de satélite e serviços de análise para fornecedores de insumos

A EOSDA oferece três opções de parceria para fornecedores de insumos: EOS Crop Monitoring pronto para uso, rótulo branco e soluções personalizadas.

EOS Crop Monitoring. Os usuários têm acesso à ferramenta sob um plano de assinatura que permite monitorar 5.000ha de terra. Os parceiros terão um gerente de conta dedicado que os ajudará a começar e responder a quaisquer perguntas.

Rótulo branco básico ou avançado. Em cerca de seis semanas, os clientes da white label poderão distribuir a plataforma EOS Crop Monitoring com um conjunto de recursos selecionado e design personalizado. As opções básicas e avançadas do rótulo branco diferem no nível de personalização e no número de serviços.

A opção Basic inclui a versão desktop do EOS Crop Monitoring. Os usuários de opções Avançadas também têm acesso a um aplicativo de reconhecimento móvel e a um painel administrativo para gerenciamento de usuários que pode ser hospedado em seu domínio. Um parceiro se torna o membro do Programa de Parceiros de Análise de Dados da EOS e tem o direito de revender a plataforma. 

“Os revendedores de ferramentas de agricultura de precisão podem expandir sua base de clientes e estar em pé de igualdade com concorrentes como BASF, Syngenta, Bayer e Corteva, que oferecem plataformas de análise para produtores de culturas”, observa Yevhenii Marchenko, Executivo de Contas da EOS Data Analytics.

Os parceiros também terão o apoio de um gerente de conta e de uma equipe técnica.

Soluções personalizadas. A equipe do EOSDA pode expandir a funcionalidade do EOS Crop Monitoring ou criar software com base nas necessidades do cliente. Também é possível designar uma equipe de pesquisadores, desenvolvedores e cientistas de dados para criar um produto que possa resolver um problema específico. As soluções personalizadas são:

  • Cobertura terrestre e classificação de limite de campo
  • Classificação de culturas e do solo
  • Monitoramento da dinâmica da colheita
  • Acesso aos dados de umidade do solo a partir de 2002
  • Previsão de rendimento

Os fornecedores de insumos podem aproveitar as análises de imagens de satélite de várias maneiras. O acesso a dados agronômicos proporciona uma compreensão do mercado: os fornecedores de insumos podem definir os pontos problemáticos dos usuários finais e sugerir soluções mais eficazes. Ao avaliar a eficácia dos insumos e apoiar os resultados dos testes com os dados, os fornecedores podem ter certeza de trazer produtos competitivos para o mercado.

Além disso, os fabricantes podem usar percepções de plataformas de agricultura de precisão, como o EOS Crop Monitoring, para ajudar os agricultores a otimizar o uso de insumos e cortar gastos. Como resultado, os fornecedores de insumos podem ganhar a confiança de potenciais clientes sem perder os existentes, ao mesmo tempo em que popularizam a tecnologia de satélite no setor agrícola.

Comentários estão fechados.