Era do BPO Financeiro, conheça sua importância para as PMEs!

O BPO financeiro tem sido uma importante ferramenta para empresas que não possuem volume de transações que justifiquem a contratação de um colaborador exclusivo para desempenhar essas tarefas

De acordo com um levantamento realizado pela Global Technavio, o segmento de BPO (Business Process Outsourcing) ou Terceirização de Processos de Negócios (em tradução livre), tem expectativa de crescimento em torno de 14% até 2024. Atualmente, o BPO financeiro é considerado uma alternativa acessível e eficiente para a melhoria na gestão empresarial.  

Vale lembrar que a implementação do BPO Financeiro é voltada especialmente para quem atua como gestor multitarefa, bastante comum nas pequenas e médias empresas, no qual o próprio empreendedor é responsável por diversas áreas da operação. Ele é a pessoa que cuida tanto do produto ou serviços prestados, quanto das vendas, gestão, seleção e contratação de equipe, além do relacionamento com os clientes e fornecedores, tudo isso, ainda cuidando do financeiro.

Em outras palavras, ele tem uma missão quase impossível em suas mãos. Cuidar de todas as áreas da sua empresa é desafiador e complexo, o BPO chega para apoiar os empresários na gestão financeira principalmente para as micro, pequenas e médias empresas,  trazendo vantagem competitiva quanto a redução de custos, aumentando a eficiência e simplificando processos.

Neste contexto, o BPO financeiro tem sido uma importante ferramenta para empresas que não possuem volume de transações que justifiquem a contratação de um colaborador exclusivo para desempenhar essas tarefas, por exemplo. As soluções têm como objetivo trabalhar com o presente e o futuro das movimentações de caixa, trazendo para o gestor uma visão completa do seu negócio, empoderando-o de mais segurança na tomada de decisões, com informações rápidas e precisas.

Além disso, outra utilização na qual o serviço tem grande procura no mercado é para sanar uma das principais dores de muitas empresas: falta de tempo para executar o registro e o controle das movimentações financeiras. Toda burocracia acaba exigindo muito do empresário, já que erros no fluxo de caixa podem trazer prejuízos, inseguranças e preocupações. 

Àquelas que ainda não entendem o propósito desse serviço como um investimento, é preciso uma análise de suas habilidades técnicas para atuar pessoalmente com tais tarefas e estar ciente dos riscos. Muitas vezes, esses empreendedores até têm a consciência de que precisam de um colaborador especializado para executar a função, mas contratar alguém com conhecimento técnico suficiente está fora do seu orçamento. 

Durante a minha trajetória com este segmento, constatei que a maioria dos contatos realizados buscando o serviço de BPO Financeiro são empresas em fase de crescimento e que entendem que precisam se organizar para crescer de forma sustentável. Mas vejo que o empreendedor ainda precisa de mais informações sobre o serviço e, em alguns casos, nem sabe que precisa, muitas vezes atribuindo erroneamente  tarefas ao contador, quando  o que ele precisa é de gestão financeira. 

A verdade é que existem muitas dúvidas a serem ainda esclarecidas sobre essa atividade. Em contrapartida, os profissionais que atuam nesse ramo, têm contribuído muito para mudar este cenário, mostrando a importância da adoção de tal prática à operação. Deixando claro que a contabilidade é a área responsável pelas obrigações legais e tarefas regulamentadas por lei, já o BPO financeiro  oferece o apoio necessário no dia a dia da gestão das empresas. 

Podemos encontrar no mercado soluções dispostas a sanar esta dor, como plataformas de gestão específicas para o pequeno empreendedor. É indispensável contar com uma tecnologia na qual tudo pode ser acompanhado em tempo real, com mais eficiência,  para que o gestor possa ter as informações com clareza, podendo tomar decisões rapidamente, caso seja necessária alguma intervenção.

Não é simples empreender, mas o gestor não precisa fazer tudo sozinho, é imprescindível delegar tarefas, principalmente as operacionais e focar suas energias na estratégia da sua empresa. Com as informações gerenciais fidedignas as chances de sucesso são ampliadas. O BPO financeiro alia tecnologia atual e serviço qualificado, o trabalho é realizado com automação e processos estruturados voltado para atender a demanda individual de cada empresa. 

Por Silvana Menezes, CEO da Di Valore, empresa focada em BPO Financeiro e parceira da vhsys, empresa de tecnologia que atua em todo o país desenvolvendo plataforma de gestão para pequenos negócios

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Comentários estão fechados.