18°C 29°C
Uberlândia, MG

Era dos robôs: A fidelização de clientes ainda existe?

Era dos robôs: A fidelização de clientes ainda existe?

06/12/2019 às 16h24 Atualizada em 06/12/2019 às 19h24
Por: Leonardo Grandchamp
Compartilhe:

Se olharmos para a evolução do relacionamento entre clientes e empresas nos últimos anos, veremos muitos investimentos em tecnologia de um lado, e um consumidor cada vez mais exigente do outro. Ambos buscam nos recursos tecnológicos uma forma de otimização de tempo. Mas em meio a tanta informação, inteligência artificial e atendimento por chatbots, será que as marcas ainda conseguem se conectar e fidelizar seus clientes?

Continua após a publicidade

Existe uma linha tênue que separa essa infinidade de recursos e o conhecimento sobre eles. A verdade é que muitas empresas querem se transformar digitalmente, mas poucas conhecem seu cliente em todos os pontos de sua jornada para oferecer o melhor canal de comunicação. É preciso entender que a tecnologia pode, deve e tem um papel fundamental na fidelização do cliente em todos os processos, indo desde o primeiro contato com a empresa até chegar ao pós venda, e é exatamente por isso que as invenções tecnológicas estão sempre rondando as discussões sobre o futuro do varejo. 

Contudo, não é qualquer esforço que torna o cliente fiel, essa ação está diretamente ligada a dois aspectos: o prático e o resolutivo. Se o cliente procura um canal e demora para ser atendido, se o problema é jogado para vários atendimentos e/ou se ele precisa repetir sua história em cada contato, o canal que sua empresa está disponibilizando não é resolutivo e muito menos prático. E, sinto em te dizer, você está prestes a perder esse cliente (talvez para sempre). 

A automatização desse tipo de serviço com bots, por exemplo, que resolvem de 60 a 70% das chamadas não é uma forma mágica para atender bem. A questão é que não basta só automatizar ao máximo o atendimento e disponibilizar vários canais para o contato. É fundamental que eles estejam alinhados com todas as informações já passadas pelo cliente, seja essa comunicação pelo WhatsApp, chat, e-mail, Skype, Telegram, Facebook Messenger e Apple Business Chat. 

A função do omnichannel é fazer com que o cliente tenha certeza que será atendido da mesma forma e com o mesmo nível de qualidade em todos os canais, seja pelo bot ou pelo humano. A inteligência artificial contribui muito para esse atendimento eficaz, preparando o caminho e dando suporte para um atendimento personalizado e definitivo.

Continua após a publicidade

[banner-rotativo]

Agora que temos um contexto sobre o momento em que vivemos, deixo algumas dicas para conseguir efetivamente fidelizar o cliente utilizando a tecnologia da melhor forma: 

1. Use as ferramentas para pensar e repensar processos resolutivos para o cliente. Coloque ele no centro! 

2. Ajuste os processos internos. O que funcionava antes, pode estar totalmente fora da realidade atual, estude o cenário e ajuste o que for preciso. 

Continua após a publicidade

3. Busque uma ferramenta estável e robusta. O mercado já oferece plataformas que te atendem do início ao fim da jornada de forma muito eficiente. Procure aquela que melhor atende suas necessidades e as dos seus clientes.

4. Tenha uma equipe de atendimento enérgica, ágil e bem treinada, que entenda o seu produto e processos de sua empresa

Os recursos estão disponíveis, o mercado está em evolução. E você, está fidelizando ou atendendo as pessoas certas pelos canais errados? 

* Catarine Sichieri Pelicer, é gerente de produtos da Wavy, e possui ampla experiência no gerenciamento de novas soluções e na implementação de canais digitais em todo o ciclo de vida do cliente.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Uberlândia, MG
22°
Tempo limpo

Mín. 18° Máx. 29°

22° Sensação
3.6km/h Vento
64% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
06h25 Nascer do sol
05h56 Pôr do sol
Qui 30° 18°
Sex 29° 18°
Sáb 29° 22°
Dom 29° 19°
Seg 30° 19°
Atualizado às 01h08
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,13 +0,06%
Euro
R$ 5,49 +0,05%
Peso Argentino
R$ 0,01 -0,33%
Bitcoin
R$ 363,322,03 +0,57%
Ibovespa
125,148,07 pts -0.34%