O ERP (“Enterprise Resource Planning”, ou, em português, “sistema de gestão integrado”) tem feito a diferença nas empresas.

Afinal, com cada vez mais processos de tomada de decisão voltados aos dados, é importante dispor de tecnologias que ajudem a analisar essas informações e gerar uma melhor compreensão.

O que antes era uma tendência de grandes empresas com presença global está se tornando mais acessível também para as pequenas e microempresas, que têm usado os dados como um de seus ativos mais valiosos.

Conheça os benefícios que esses sistemas levam até os empresários.

Simplificar procedimentos

Uma das primeiras vantagens de adotar o ERP em uma empresa é a simplificação dos procedimentos.

O que antes levava mais tempo e exigia muitas vezes o trabalho integral de pessoas, agora pode ser automatizado com softwares que trabalham com inteligência e com menos riscos de erros.

Essa simplificação, além da economia de tempo e dinheiro, abre outras oportunidades para que a empresa continue buscando por mais inovações e consiga se posicionar como uma das melhores do seu ramo.

Visão de negócio

Esses sistemas também favorecem uma visão mais ampla de como anda o negócio, além de permitir identificar oportunidades de crescimento ou saber quais áreas não andam tão bem.

A inteligência dos softwares ERP ajuda a eliminar suposições, garantindo que as tomadas de decisão estejam mais pautadas no que realmente pode trazer resultados positivos, de acordo com os objetivos estabelecidos.

Isso também diminui os riscos e o tempo gasto em reuniões, já que os trabalhadores encontram as informações necessárias em um único lugar.

Histórico da empresa

Quando as ações são fragmentadas e dependem de muitas pessoas, é comum que algumas informações se percam.

Em alguns casos, essas informações podem ser essenciais para oferecer insights e evitar erros no futuro.

Com a adoção do ERP, esses dados ficam centralizados e acessíveis a quem precisar saber o histórico das ações que já foram tomadas pela empresa, assim como os seus resultados.

Compreensão do mercado

Por fim, uma das vantagens mais importantes de um sistema automatizado e inteligente se refere à capacidade de compreender os consumidores.

Isso aumenta as chances de sucesso para novos produtos ou mudanças de direção que talvez se tornem necessárias, principalmente em momentos de crise.