Erros mais cometidos em um fechamento contábil, não cometa mais eles!

Vamos te mostrar os erros mais comuns nos fechamentos contábeis para você conhecê-los e não cometer nenhum deles.

A contabilidade é uma ciência que requer bastante atenção, qualquer erro pode gerar muitos prejuízos. Então, um contador deve estar sempre atento aos detalhes, para não acabar cometendo um deslize.

O fechamento contábil é uma parte importante da contabilidade, com ele se pode obter informações exatas sobre as operações feitas em um certo período, para demonstrar os resultados de uma empresa. Por ser um prestador de informações tão importante, o fechamento contábil deve ser feito com atenção.

Nós vamos te apresentar os erros cometidos com mais frequência nos departamentos de contabilidade na hora de realizar um fechamento contábil e vamos te ensinar como não cometer eles.

Fechamento Contábil, o que é isso?

O fechamento contábil é um procedimento utilizado nas empresas para identificar todas as operações financeiras feitas em um certo período. Com o fechamento contábil as empresas podem tomar conhecimento sobre as suas operações financeiras e tomar decisões para o melhor da empresa.

Com o fechamento contábil as empresas podem ter uma noção exata dos resultados que foram obtidos, sejam eles positivos ou negativos, essas informações são utilizadas para realizar planejamento e evitar problemas futuros, com objetivo de alcançar o sucesso.

E como um dos papéis da contabilidade é ser uma prestadora de informações, podemos afirmar que o fechamento contábil é uma parte muito importante de uma empresa e deve ser feito com atenção, pois com ele se diminuem os riscos, a saúde financeira fica mais estável e a empresa só ganha com tudo isso.

O fechamento contábil pode ser feito mensalmente, trimestralmente ou anualmente, a frequência com que ele é feito vai depender das empresas e do número de operações que são feitas nela.

O jeito certo de se fazer um Fechamento Contábil 

Antes de te mostrarmos os erros e as soluções, vamos resumir algumas dicas, preste atenção, elas não podem faltar em um fechamento contábil:

  • Todos os ativos da empresa sempre devem ser considerados;
  • Todos os passivos também devem ser incluídos; 
  • Os patrimônios (contando com os bens, direitos e as obrigações);
  • As despesas (todas despesas fundamentais para o funcionamento da empresa); 
  • E não se esqueça das receitas da empresa.

Parece somente o básico, mas negligenciar qualquer uma das partes citadas acima pode ocasionar um erro no seu fechamento.

Os erros mais cometidos em um fechamento contábil 

Preste atenção nos erros e evite cometer eles, para você conseguir realizar um fechamento contábil com perfeição. Os erros mais cometidos são os seguintes:

1- Não aproveitar a tecnologia 

Aproveite a tecnologia, afinal, com todos recursos que temos hoje em dia, o fechamento contábil pode ser mais fácil e prático de se fazer.

Não perca seu tempo realizando as tarefas manualmente, isso pode aumentar os índices de erro, utilize softwares contábeis para te auxiliar.

2- Ser desorganizado 

Seja organizado e evite cometer erros, separe os documentos referentes a saídas, os referentes a entradas, a documentação dos fornecedores e toda a documentação necessária, coloque tudo em ordem, assim você vai poder localizar e utilizar toda documentação com mais facilidade

Para conseguir realizar um fechamento com maestria a organização é necessária, junte todos os documentos que vão ser necessários com atenção, coloque em ordem, verifique tudo e pronto.

3- Não ter atenção aos pagamentos atrasados

Os pagamentos atrasados são recursos que ainda não estão na empresa, contar com esses valores como se fossem certos pode prejudicar o seu fechamento e a saúde financeira da empresa.

Sim, as contas atrasadas deveriam estar na empresa, mas você deve considerar como pagamentos em atraso, não como recebidos, mesmo que você julgue que a empresa vá receber logo esses valores, eles ainda estão em atraso.

4- Não ter frequência

Os lançamentos podem ser mensais, trimestrais ou anuais, dependendo do porte da empresa. Mas, quando for definido um período de realização do fechamento contábil, ele deve ser realizado sempre com a mesma frequência.

Realize com a mesma frequência os fechamentos, respeitando os intervalos de tempo entre um fechamento e outro, para conseguir realizar uma análise melhor dos resultados.

5- Não aproveitar os dados do fechamento 

Somente as informações, se não forem bem aproveitadas, podem perder valor. Então, não mostre apenas os resultados, apresente soluções para os seus clientes, para que eles possam crescer e confiarem no seu trabalho.

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Comentários estão fechados.