Erros que impedem a sua empresa de faturar mais em 2021

O cenário econômico atual começa a dar sinais positivos com relação a retomada econômica para 2021. O Brasil iniciou o ano em expansão, se recuperando dos efeitos da pandemia no ano anterior. As perspectivas positivas foram associadas aos programas de incentivo econômico implementados pelo governo federal, em conjunto com o plano nacional de vacinação.

Essas expectativas foram confirmadas com as recentes revisões de projeção de crescimento feitas por diversos bancos. As análises tiveram como base uma prévia do PIB (Produto Interno Bruto) divulgada em maio pelo Banco Central, que apresentou um aumento de 2,30% entre o primeiro trimestre de 2021 contra o mesmo período do ano passado.

Sendo assim, durante o ano de 2021, podemos esperar aumento nos volumes de consumo, redução de desemprego e criação de riqueza no país.

Para estar preparado para aproveitar as oportunidades que estão por vir, não deixe de conferir as dicas abaixo para se prevenir dos erros que impedem a sua empresa de faturar mais nesse ano.

Não conhecer o mercado

Segundo dados do Ministério da Economia, retirados do Mapa das Empresas, no terceiro quadrimestre de 2020 foram abertas 3.3 milhões de empresas no Brasil, um recorde histórico, representando um aumento de 6,0% com relação ao ano anterior. 

Com a abertura de novos negócios, o mercado tem se tornado ainda mais dinâmico e competitivo. Portanto, para que a sua empresa se destaque é preciso focar em ações assertivas, que atinjam seus clientes de forma cada vez mais personalizada.

E para que isso seja feito de forma eficaz, é necessário obter conhecimento de mercado. Uma análise de mercado sólida contempla todos os fatores que fazem parte do conjunto, como: concorrentes, consumidores, fornecedores e parceiros.

Nessa linha, Robson de Oliveira, diretor da Contjet Contabilidade, destaca que “entender a forma como os seus concorrentes operam e os diferenciais que eles oferecem, é essencial para entender onde estão as oportunidades do mercado”.

Muitos empresários fazem uma análise inicial da concorrência antes de abrirem seu negócio, porém não acompanham a evolução dos seus adversários e desconhecem os novos concorrentes que vão surgindo com o tempo. Isso abre espaço para a concorrência ganhar mercado.

Não apenas os modelos de empresas estão em constantes mudanças, como também os modelos de consumidores. O perfil de consumo da sociedade brasileira está sendo modificado pelas restrições impostas com a pandemia do COVID-19, em conjunto com os reflexos desses impactos em suas vidas pessoais. Essas mudanças afetam as escolhas dos consumidores, e obter conhecimento sobre essas alterações te deixa um passo à frente para desenvolver e atuar em novas oportunidades de vendas.

Não ter presença on-line

A presença online não engloba apenas a diversificação do canal de vendas para plataformas e-commerce, trata-se também da criação de relacionamento com seu cliente através da geração de valor para a sua audiência.

A presença digital pode te auxiliar a expandir o seu negócio, aumentar o número de vendas e fortalecer a sua marca. Este caminho leva à construção de credibilidade e confiança por parte do cliente, que tem o poder de tornar a sua empresa referência no segmento.

Designed by @pressfoto / freepik
Designed by @pressfoto / freepik

Por isso, explore os canais disponíveis que podem ser utilizados para potencializar o marketing da sua empresa, e analise as vantagens e desvantagens de cada um deles. Por exemplo, a utilização de redes sociais pode aumentar o alcance de suas campanhas, porém apresentam limitações com relação a personalização da sua abordagem que podem ser melhores exploradas em outros canais, como por exemplo um site próprio.

Além disso, algumas empresas utilizam ainda blogs para criar conteúdo de valor para seus consumidores, abordando temas específicos sobre o segmento em que atuam e tirar dúvidas dos internautas. Esse canal de comunicação aproxima seus clientes e cria novas oportunidades de vendas.

Portanto, uma vez que você tenha definido o seu público-alvo, a partir do seu conhecimento de mercado, determine quais plataformas e ferramentas podem ser utilizadas para criar abordagens que se encaixam melhor ao perfil de seu consumidor. Fique de olho nas novas tendências e acompanhe a evolução de novas tecnologias para manter a sua estratégia digital sempre atualizada.

Não utilizar ferramentas de marketing digital

Uma pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em conjunto com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), mostra que 97% dos internautas fazem buscas na internet antes de comprar os produtos. Por isso, utilizar essas ferramentas pode te colocar pode melhorar o seu posicionamento perante a seus concorrentes.

O marketing digital tem como vantagem o direcionamento das campanhas para consumidores com o perfil do seu público-alvo, o que maximiza a sua taxa de conversão em vendas. Isso proporciona uma maior visibilidade, além de fazer com que as suas ações de publicidade sejam mais eficientes. 

Utilizando as ferramentas de marketing digital você pode medir, em tempo real, o impacto de cada ação, segmentando por campanha, região e horário. Com base nisso, é possível calcular o retorno financeiro que cada ação está proporcionando para a sua empresa, e focar apenas nas campanhas mais lucrativas.

Além dos benefícios citados acima, as ferramentas de marketing digital permitem ainda acompanhar o que vem sendo dito da sua empresa e de seus concorrentes, a partir de pesquisas web feitas com termos pré-definidos. Essa informação é valiosa e pode te ajudar a aprimorar a sua estratégia de marketing.

Diversas empresas e agências no mercado tem se especializado para fornecer serviços de marketing digital. Avalie as suas opções, compare os pacotes disponíveis e identifique as soluções que irão atender as suas necessidades.

Em resumo, destacamos a importância de conhecer o seu mercado e utilizar essas informações para impulsionar suas vendas. Falamos também de como estabelecer uma presença digital pode ampliar a sua visibilidade, aumentar seu faturamento e te aproximar de seus consumidores. E por fim, citamos a utilização do marketing digital como ferramenta para te guiar neste processo.

Espero que esse texto te ajude a aumentar o seu faturamento em 2021. E se você gostou do conteúdo apresentado, compartilhe! 

Por: FINUBE

Comentários estão fechados.