Erros que podem atrasar a aposentadoria

Você precisa tomar certos cuidados para solicitar aposentadoria, evitando erros que vão dificultar a liberação do benefício

0

A aposentadoria é de direito do trabalhador, que quando chegar uma certa idade poderá se beneficiar de dias de descanso e lazer recebendo um salário do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Mas, para ter acesso ao benefício, a pessoa precisa tomar certos cuidados para não ficar esperando muito por não ter toda documentação necessária, que muitas vezes por estar faltando algo vai atrasar a concessão da aposentadoria.

Designed by LightField Studios / shutterstock
Designed by LightField Studios / shutterstock

Vamos mostrar para você alguns erros que podem ser evitados para que o seu pedido não demore a ser atendido.

Documentação incompleta

O INSS exige vários documentos ao trabalhador para conceder a aposentadoria. Tudo vai depender do tipo de aposentadoria e do tempo trabalhado.

Caso você queira solicitar a aposentadoria especial, será preciso apresentar o PPP (Perfil Profissiográfico Profissional), que deverá ser preenchido de forma correta, evitando que sua solicitação sofra cumprimento de exigências ou indeferida. Neste caso, será preciso a ajuda de um advogado previdenciário que vai poder esclarecer todas as suas dúvidas em relação à documentação necessária para cada tipo de aposentadoria.

Dados Divergentes

Muitas vezes quando o trabalhador vai pedir a aposentadoria descobre que seus dados não estão atualizados no PIS, NIT, Receita Federal, o qual vai atrapalhar a sua vida.

Quando você solicita a aposentadoria pelo Meu INSS, suas informações são verificadas junto a Receita Federal, havendo alguma pendência, o seu pedido será adiado, devido ao seu cadastro no sistema do INSS, não estar correto.

Tempo de contribuição incompleto

Um dos grandes problemas para o trabalhador é não ter todas suas contribuições ao INSS constando no CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais). Neste caso, é bom sempre verificar o seu CNIS, nele está contido o cálculo do tempo de contribuição do trabalhador.

Sendo assim, você poderá verificar se está faltando períodos que o INSS deixou de fora, não sendo contabilizados, podendo prejudicar sua aposentadoria.
Quando você for solicitar sua aposentadoria, verifique se toda documentação está em dia, se não está faltando nenhuma exigência do INSS.

Fique atento ao enviar sua documentação ao INSS


Não envie arquivos de foto — JPEG, JPG, PNG, dentre outros;
Não envie arquivos preto e branco — a menos que o original já seja preto e branco;
Não envie arquivos rasurados, manchados, remendados com fita adesiva.

Os documentos devem:

Ser escaneado em máquina de scanner;
Ser em formato PDF;
Colorido;
Estar em bom estado de conservação e legível.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.