18°C 29°C
Uberlândia, MG

Esclareça 5 dúvidas sobre cartões de credito

Esclareça 5 dúvidas sobre cartões de credito

10/01/2022 às 09h20 Atualizada em 10/01/2022 às 12h20
Por: Esther Vasconcelos
Compartilhe:

O cartão de crédito é um grande aliado e cada dia mais indispensável em nossas vidas, é prático, rápido e eficiente quando precisamos fazer compras inesperadas. 

Continua após a publicidade

De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), as transações com cartão de crédito cresceram 42% no terceiro trimestre de 2021 e movimentaram R$ 420 bilhões. 

Porém para que o uso desse facilitador não se torne um pesadelo é preciso ficar atento a alguns detalhes, e não ter dúvidas.

Por isso, preparamos esse artigo para esclarecer algumas dúvidas sobre cartões de crédito. Confira!  

1- O que é melhor data de compra?

A melhor data para compra costuma sempre ser por volta de 10 dias antes do vencimento. Isso significa que se você fizer suas compras na data sugerida você terá um prazo maior para realizar o pagamento. Caso você não saiba ao certo qual é essa data, a dica é fique atento pois a maioria dos bancos avisam quando essa data está chegando através de SMS ou E-mail, ou você pode consultar através do app do cartão.

Continua após a publicidade

2- Quais tarifas podem ser cobradas pelos cartões?

  • – anuidade;
  • – emissão de 2ª via do cartão;
  • – retirada em espécie na função saque;
  • para pagamento de contas com o cartão;
  • – pedido de avaliação emergencial do limite do cartão.

3- Recebi um cartão que não solicitei, o que devo fazer?

Caso isso tenha acontecido com você, você deve inutilizar o cartão e entrar em contato com a administradora para saber o que de fato aconteceu para que esse cartão fosse gerado em seu nome. .

Caso mesmo sem o uso sejam emitidas faturas de cobrança como anuidade, cartão adicional etc, você poderá registrar reclamação junto aos órgãos de defesa do consumidor para que sejam tomadas as providências cabíveis.

4- O que fazer se não reconheço uma compra feita no meu cartão?

Se você observou que existe uma compra que não foi feita por você na fatura do seu cartão, você deve entrar em contato imediatamente com a administradora do cartão e registrar reclamação impugnando os lançamentos.

Agora se você notou que a compra foi registrada em duplicidade, você deve falar com a loja para que a mesma faça o devido estorno junto à administradora do cartão.

Continua após a publicidade

Em ambos os casos a administradora deve realizar o estorno, caso isso não seja feito você deverá formalizar reclamação em um órgão de defesa do consumidor, no Juizado Especial Cível ou na Justiça Comum.

5- Quais informações devem conter na fatura do cartão de credito?

  • Informações do seu cartão de crédito (número, modelo, nome) – isso ajuda no caso do cliente ter mais de um cartão ou mesmo adicionais;
  • Total da fatura – valor dos gastos daquele mês;
  • Vencimento – último dia para pagar a fatura;
  • Pagamento mínimo;
  • Valor para o parcelamento da fatura;
  • Suas compras do mês;
  • Melhor dia para compras;
  • Juros e multas em caso de atraso do pagamento;
  • Opções para o pagamento (imprimir fatura, pagar online, etc.);
  • Opção de ver faturas anteriores já fechadas, fatura atual e previsão das próximas faturas.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Uberlândia, MG
28°
Parcialmente nublado

Mín. 18° Máx. 29°

28° Sensação
2.57km/h Vento
47% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
06h25 Nascer do sol
05h56 Pôr do sol
Qui 30° 18°
Sex 29° 18°
Sáb 29° 22°
Dom 29° 19°
Seg 30° 19°
Atualizado às 15h27
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,15 +0,34%
Euro
R$ 5,51 +0,31%
Peso Argentino
R$ 0,01 -0,11%
Bitcoin
R$ 350,721,19 -3,19%
Ibovespa
124,997,93 pts -0.12%