Com adoção de ferramentas digitais na rotina escolar, processo de ensino-aprendizagem tornou-se mais interativo, dinâmico, colaborativo e divertido

A Escola Santo Tomás de Aquino (ESTA), parceira da Foreducation EdTech, mudou completamente a rotina em sala de aula para atender às novas exigências do mercado e preparar seus alunos para o futuro. É a primeira instituição de ensino de Minas Gerais a ser reconhecida como “Escola de Referência Google”, selo concedido às instituições que utilizam as ferramentas Google For Education, a fim de tornar o aprendizado mais atraente e significativo. Nos Estados Unidos, sete das oito universidades da Ivy League (Harvard, Yale, Pensilvânia, Princeton, Columbia, Brown, Dartmouth and Cornell) e 72% das melhores universidades do país utilizam a tecnologia Google for Education. No Brasil, apenas 31 instituições de ensino brasileiras possuem essa certificação.

Com o uso de tecnologias digitais na escola, os conteúdos são acessados instantaneamente, em qualquer lugar – dentro e fora da sala de aula -, a partir do Chromebook ou do celular. Além disso, o uso de metodologias ativas coloca o aluno no centro do aprendizado, transformando-o em protagonista de sua evolução acadêmica. No ambiente digital, os alunos participam do processo de construção do próprio conhecimento, acessando e produzindo conteúdos multimídia, por exemplo.

Sobre a infraestrutura tecnológica disponível aos professores e alunos, diferentemente do que ocorre no contexto comum relacionado ao uso das salas de informática, os Chromebooks são pequenos, superleves, têm uma boa autonomia (podendo ficar ligados por até oito horas, sem necessidade de recarregar a bateria) e inicializam em apenas oito segundos.

“Temos desenvolvido um trabalho bastante consistente e responsável junto aos nossos professores, de modo que eles possam incorporar novas tecnologias em suas aulas, em benefício dos alunos. Acreditamos que as tecnologias digitais já estão transformando o mercado de trabalho; portanto, preparar nossos alunos para a cidadania digital, para a atuação segura na internet e para as novas profissões do futuro é uma premissa que reforça o nosso compromisso de educar para a vida e para a vida digital”, conta Victor Machado, vice-diretor da ESTA e um dos gestores da implantação da nova tecnologia na escola.

O uso das tecnologias em sala de aula vem despertando cada vez mais o interesse dos alunos, que já nasceram como nativos digitais e anseiam sempre por novidades. Os benefícios já são perceptíveis, com estudantes aprendendo com mais facilidade e rapidez e, inclusive, atuando como multiplicadores entre os colegas, por meio de um programa de tutoria intitulado “Team Tech”.

A adoção dos mecanismos digitais também facilita o desenvolvimento e planejamento das aulas, permitindo ao professor incorporar novos recursos para ensinar e aos alunos, por sua vez, novas formas de aprender, por meio do trabalho interativo e colaborativo.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.