Escolha do cartão de crédito: quais critérios devo considerar?

Precisa escolher um cartão de crédito, mas está em dúvida sobre qual é a melhor opção? Não se preocupe, a escolha pode ser realizada de forma simples analisando critérios básicos.

Esse método de pagamento é um dos mais utilizados na atualidade. Não obstante, se tornou um dos principais responsáveis pelo endividamento da população brasileira. 

Apesar disso, quando é bem administrado e gerenciado oferecei inúmeras facilidades para seus proprietários. Antes de escolher seu cartão de crédito confira quais são os critérios básicos para optar pela melhor opção disponível no mercado. 

Qual é a importância da análise dos critérios 

O Brasil é conhecido por deter o maior mercado de crédito da América Latina. Chega a superar grandes nações como México e Argentina, a concessão de crédito em nosso país cresceu exponencialmente nos últimos anos. 

Atualmente, é possível encontrar várias opções de crédito no mercado. As operadoras de crédito e instituições bancárias tem oferecido condições únicas para atrair e fidelizar o público consumidor. 

Graças ao aumento de benefícios é possível optar pelo serviço de crédito mais compatível com a realidade do cliente. Saber analisar os critérios com cuidado é a forma ideal para economizar dinheiro e evitar dores de cabeça futuras com taxas e juros excessivos. 

O primeiro passo para usufruir do crédito com qualidade é saber quais serão os gastos realizados com o meio de pagamento. 

Para qual finalidade você utilizará o crédito?

Para parcelar compras, ou para emergências quando não é possível efetuar o pagamento à vista?

Considerar todos os pontos, facilita a vida na hora de escolher o serviço de crédito ideal para você. 

Programas de fidelidade

Dentre os benefícios promovidos pelos serviços de crédito estão os programas de fidelidade, por meio deles os clientes podem usufruir de facilidades e benefícios que podem variar conforme a instituição. 

Normalmente, são oferecidos pontos sempre que alguma compra em um valor “x” é efetuada. Eles podem ser utilizados em programas de milhas, ou podem oferecer descontos no aluguel de automóveis, em hotéis e demais serviços e produtos. 

Existem cartões que oferecem programas de fidelidade em postos de combustíveis, diminuindo os custos mensais com gasolina. Muitas pessoas recorrem a este benefício quando utilizam regularmente do uso de automóveis.

A análise dos programas de fidelidade de um cartão pode ser um bom ponto de partida para fazer a escolha do seu cartão de crédito. 

Redução ou isenção de taxas

Presentemente, é comum nos depararmos com ofertas de cartão de crédito onde ocorre a isenção de taxas como a de anuidade. Em alguns casos, existe uma regra, os consumidores deverão gastar um valor “y” no cartão de crédito para poder dispor da isenção da taxa anual. 

Os bancos digitais vão além, muitos oferecem isenção total nas taxas de manutenção de conta e de serviços. Algumas instituições oferecem isenção sobre serviços de saques e extratos, como é o caso do banco inter. 

Além disso, a maioria dos cartões de crédito oferecidos por essas instituições não fazem a cobrança da taxa de anuidade e para dispor disso os clientes não precisam realizar compras pelo método de pagamento. 

Bandeira do cartão

Escolher a bandeira do cartão é uma decisão importante, a Visa e a Mastercard são as mais fáceis de encontrar circulando por aí. Elas podem ser encontradas em funcionamento em diferentes países. 

Ademais, certas bandeiras também oferecem sistemas similares ao sistema de pontos mencionado anteriormente, alguns dos benefícios concedidos facilitam a compra de certos produtos, em alguns casos os pontos podem ser trocados diretamente por mercadorias de estabelecimentos parceiros. 

Informação bônus

Independente do cartão escolhido, é importante considerar que o crédito não se trata de uma renda extra ou uma extensão da sua receita mensal. Ter consciência disso pode amenizar a obtenção de dívidas. 

Parcelar faturas também não é uma boa opção, quando o parcelamento é feito podem incorrer taxas de juros que vão elevar o valor da fatura que deveria ser paga. 

Para realizar uma boa escolha considere os itens anteriores e analise todas as opções disponíveis e cabíveis para o seu perfil de consumidor. 

Comentários estão fechados.