Escritório Contábil: Home office ou voltar para a empresa, qual é mais vantajoso?

0

Esta decisão de voltar com as atividades normais ainda é um pouco polêmico  para muitos empresários.

Pois, há muitos pontos para analisar, nesta matéria de hoje você encontrará vantagens e desvantagens dos modelos de negócios.

Com toda esta situação que estamos vivendo com esta pandemia pode ser um gatilho para quem deseja fazer mudança de modelo de negócio em seu escritório contábil.

Mesmo que exista vários motivos econômicos a maioria das empresas estão levando em consideração o bem-estar dos funcionários, porém, existem obstáculos nessas transições.

Uma outra alternativa é voltar ao escritório contábil ou deixar a equipe trabalhar em casa. 

Em algumas cidades do Brasil, essa transição entre trabalho na empresa para home office foi uma decisão compulsória que partiu do governo.

E consequentemente para o setor de contabilidade foi uma novidade e tanto experimentar o trabalho remoto.

É fato que se não existisse a crise, não existiriam tantas empresas contábeis testando o home office, uma das vantagens é a acomodação de pessoas.

Foi nítido a mudança para os contabilistas, as despesas administrativas foram reduzidas mantendo os funcionários em casa, escritórios que são alugados poderiam deixar de serem alugados, o custo de deslocamento de empregados passa a não existir mais.

Em cidades grandes existem pessoas que gastam em média de 2 a 3 horas para ir e nesse mesmo tempo para voltar, algo bastante estressante para enfrentar todos os dias e o ponto positivo é que esses trabalhadores começam a ter mais tempo para cuidar de si, para dedicar ao trabalho com mais leveza.

Em tese todas as reduções de custo de não ter uma estrutura física vão voltar para lucros da empresa que é um ponto muito positivo, pois, o dinheiro pode ser investido para campanhas de marketing digital para conquistar mais clientes.

Porém mesmo com todas essas vantagens ainda há um pensamento muito forte de que manter a estrutura de escritório faz parte do business contábil, mas sendo assim nestes casos o modelo híbrido também pode ser uma tendência.

Escritório contábil híbrido

A muito tempo atrás a Yahoo já tinha adotado um rodízio de frequência em sua empresa, a maior parte dos funcionários em determinados dias estariam no imóvel, trabalhando.

Logo depois da pandemia é possível implementar essa medida, trazer os funcionários para o escritório para reuniões, treinamentos.

Uma das possibilidades é só manter encarregados de setor e gerentes na empresa.

Essa medida seria um ponto positivo para integrar novos funcionários, apresentar-lhes a empresa, o time, fazer com que entendam a cultura empresarial e os processos.

Empresas Contábeis

Uma oportunidade também seria cursos de reciclagem que poderiam ser realizados na unidade.

E nesse meio todo tem uma questão que pesa muito para o empregador, os funcionários que acreditam que dentro de casa não rendem ou por conta da família, vizinhança, por problemas estruturais e alternativa de poder ir para a empresa, trabalhar, seria uma saída.

Independente de qual modelo for adotado, o primordial é levar em conta a gestão de pessoas e manter uma empresa humana com cada um trabalhando de um lado, cada um em seu quadrado.

Treinamento de equipe

Seja para o sistema home office quanto para o híbrido, o cuidado deve ser o mesmo para ambos, capacitar a equipe, inclusive para novos funcionários.

É normal em um escritório de contabilidade o chefe observar a produtividade do funcionário pelo número de papéis em cima da mesa, lembrando que quantidade de papel não tem nada haver com a produtividade de um funcionário.

Esse trabalho remoto também vem quebrar tais hábitos, toda atividade que é realizada a distância não pode ser medida apenas por horas trabalhadas e sim por entregas.

Exemplo: quantos balancetes o funcionário fechou em uma semana.

É importante que haja reuniões de vídeo chamadas diárias, pois, além de tirar dúvidas pontuais é importante para causar entrosamento na equipe e também avaliar as condições psicológicas que o funcionário apresenta.

Muita coisa mudou de maneira radical, antes bastava tirar uma dúvida com o colega de trabalho ao lado, mas nos dias de hoje é cada um na sua e não há muito convívio e se torna mais difícil ainda para um funcionário novo.

As vezes em uma reunião não se consegue ter tanto proveito quanto a um papo rápido de corredor na hora do café, uma das características dos seres humanos é ser social.

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Por Laís Oliveira.