Escritório de contabilidade: Dicas básicas e importantes para começar um

Preliminarmente, a atividade de escritório de contabilidade não pode ser exercida sem a devida habilitação técnica, pois tratar-se de profissão regulamentada.

Assim, a atividade de escritório de contabilidade só pode ser exercida por um PROFISSIONAL DA CONTABILIDADE, ou seja, um CONTADOR ou técnico em contabilidade com registro no respectivo CONSELHO DE CLASSE DA CATEGORIA.

Se você já é um profissional devidamente habilitado para o exercício da profissão e está iniciando, ou ainda pensando em iniciar as atividades de escritório de contabilidade, saiba que esse artigo foi planejado especialmente para você!

Neste post, você vai conhecer as necessidades mais latentes enfrentadas pelos novos empreendedores contábeis, bem como aprender dicas valiosas para a implantação de seu escritório de contabilidade.

Vamos lá? Após a leitura desse artigo você não vai querer esperar muito tempo para abrir o seu escritório de contabilidade.

Desafios na implementação de um escritório de contabilidade

1. Espírito empreendedor

Não basta você possuir a capacidade técnica e a vontade de possuir um escritório de contabilidade. Assim como todo negócio, para se estabelecer e ter sucesso no seu empreendimento, você precisa ter o espírito empreendedor.

Sabemos que todo e qualquer empreendimento teve seu início nos pensamentos de uma pessoa que teve atitude e vontade suficiente para colocar o ideal em prática. Chamamos de empreendedores essas pessoas que buscam a realização de seus sonhos e colocam em prática suas ideias.

Algumas características podem determinar se você possui ou não o espírito empreendedor:

  • Sonho e visão;
  • Foco e pensamento positivo;
  • Decisão e atitude;
  • Confiança e coragem;
  • Criatividade e inovação.

2. Natureza jurídica do escritório de contabilidade

Uma das primeiras coisas que você precisa fazer é determinar a natureza jurídica do seu escritório de contabilidade, ou seja, a forma como vai legalizar o seu negócio.

Trata-se de uma decisão de suma importância para o negócio, pois tem potencial para influenciar em muitos aspectos, tal como tributação, regime jurídico ou quantidade limite para contratação de colaboradores.

Abaixo seguem as formas permitidas pelo CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE para o exercício da atividade de escritório de contabilidade.

Escritório de contabilidade Individual

O escritório individual caracteriza-se pela prestação do serviço de contabilidade, em local próprio, por profissional da contabilidade, sem a personificação jurídica. Ou seja, quando o profissional exerce a atividade como uma pessoa física.

Nesse caso ele pode prestar diversos serviços para diversas empresas, bem como possuir quantidade ilimitada de clientes, assim como de colaboradores. Entretanto está sujeito às REGRAS DE TRIBUTAÇÃO PARA PESSOAS FÍSICAS.

MEI – Microempreendedor Individual

Abaixo seguem algumas condições para exercer a atividade de escritório de contabilidade como MEI – Microempreendedor individual:

  • Limite de faturamento de R$ 81 mil por ano
  • Não participar como sócio, administrador ou titular de outra empresa
  • Pode contratar no máximo um empregado

Empresa Individual de Responsabilidade

EIRELI – Empresa Individual de Responsabilidade Limitada – é uma modalidade de empresa que é formada por um único sócio, ou seja, pelo próprio empresário que deseja abrir um negócio e ser o único dono.

A EIRELI existe desde o ano de 2011 e seu funcionamento é regulamentado pela Lei nº 12.441/11.

Confira algumas vantagens da EIRELI:

  • Responsabilidade Limitada;
  • Liberdade para escolha do modelo de tributação;
  • Não ter nenhum tipo de limite de faturamento.

Caso você for explorar a atividade com um ou mais sócios, o modelo mais indicado é o de SOCIEDADE.
Sociedade Simples Pura

Esta é a forma mais popular de constituição de uma sociedade de profissionais de contabilidade. É um tipo de sociedade registrada em cartório de títulos e documentos.
Pode ter a responsabilidade limitada ou ilimitada, entretanto permite a execução exclusiva de atividades contábeis.

Esse tipo de empresa veda qualquer prática mercantil ou de ato de comércio.

Sociedade Empresária de Responsabilidade Limitada

A pessoa jurídica constituída sob a forma de sociedade de responsabilidade limitada, que execute atividades contábeis, tem a sua constituição registrada na Junta Comercial.

Vantagens do escritório contábil ser uma sociedade:

  • Pluralidade de Sócios: Permite a participação de mais de uma pessoa física como sócia do negócio;
  • Regime de Tributação: Permite a escolha do melhor regime de Tributação: Lucro Real, Lucro Presumido ou Simples Nacional;
  • Maior limite de Faturamento: Sem limite para optantes ou obrigados ao Lucro Real, limite de 78 milhões/ano para optantes pelo Lucro Presumido ou limite de R$ 4,8 milhões para optantes do Simples Nacional.

3. Definição do modelo de negócios

Antes de você começar a atuar, você precisa definir o MODELO DE NEGÓCIO do seu escritório contábil.

O modelo de negócio é a forma pela qual uma empresa cria valor para todos os seus principais públicos de interesse.

Modelo Tradicional

É a estrutura mais antiga e a forma mais tradicional de um escritório de contabilidade. Por esse modelo o escritório tem uma estrutura física e não restringe o acesso do cliente à sua estrutura de atendimento que é basicamente presencial.

Esse modelo de negócios possui altos custos logísticos para retirada ou entrega de documentos entre o cliente e o escritório.

Modelo Tradicional + Digital

Trata-se de uma evolução do modelo tradicional com um maior uso de ferramentas tecnológicas que:

  • Aumentam a eficiência na comunicação entre o cliente e o escritório de contabilidade
  • Permite o envio e recebimento de documentos digitalizados
  • Permite a importação de informações entre os sistemas do cliente e do escritório de contabilidade
  • Contabilidade “Online”

Trata-se de um novo modelo de atuação para os profissionais da contabilidade. Por esse modelo o escritório de contabilidade não necessita possuir uma infraestrutura física para atendimento de seus clientes, já que todos os serviços são prestados de forma “Online”.

Esse modelo de negócios prioriza a utilização de FERRAMENTAS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO aplicadas ao negócio, colaborando para a redução dos custos na prestação do serviço.

Agora que você já sabe os requisitos para abrir um escritório de contabilidade, vamos lhe fornecer 05 dicas básicas que vão auxiliá-lo no início de suas atividades.

5 dicas básicas para abrir um escritório de contabilidade

1. Comece enxuto

Analise as opções existente para a NATUREZA JURÍDICA, assim como o MODELO DE NEGÓCIO que pretende para o seu negócio, bem como o REGIME TRIBUTÁRIO.

Comece o mais enxuto possível, conhecendo os custos fixos envolvidos na prestação das atividades, bem como o custo para execução de cada serviço.

2. Fixação dos honorários contábeis

Certamente você precisa aprender a definir o valor de seus honorários contábeis, ou seja, quanto você vai cobrar de cada cliente.

A definição do Ticket de seu serviço não é uma tarefa fácil, já que são muitas variáveis que incidem na definição do mesmo, tais como:

  • Tamanho e porte da empresa contratante
  • Regime tributário da contratante (Lucro Real, Presumido, MEI ou Simples Nacional),
  • Quantidade de sócios e funcionários
  • Faturamento da empresa
  • Quantidade de documentos fiscais emitidos e recebidos

No começo é natural que você tenha um pouco de dificuldades para definir esse valor. Recomendamos que fique atento aos preços praticados por concorrentes do mesmo porte que o seu, além de troca de informações com colegas para calibração dos valores.

3. Definição do público-alvo

Escolha e defina o seu público alvo, ou seja, quem serão os seus clientes. Você pode começar atendendo clientes pessoas físicas, MEI ou empresas do Simples Nacional.

Não é uma boa prática para empreendedores iniciantes abraçar empresas do lucro real ou até redes de lojas ou corporações maiores. A não ser que sua estrutura inicial já seja suficiente para suportar esses clientes, que demandam maior tempo de execução das atividades.

4. Captação de clientes

Com toda a certeza para que seu negócio prospere você vai precisar captar clientes. Decerto, no começo isso não é nada fácil, pois você ainda está iniciando as atividades.

Uma boa dica é o Networking através de sua rede de contatos. Informe que agora que possui um escritório de contabilidade.

Faça visitas a parentes, amigos e conhecidos que são empresários. Ofereça seus serviços, sempre com discrição e honestidade.

Tenha cuidados com as restrições impostas pelo código de ética profissional, inclusive para anúncios publicitários.

5. Foco na qualidade dos serviços

O Mercado contábil é muito concorrido, assim a qualidade do serviço prestado é que vai diferenciar o seu escritório de contabilidade dos demais.

Você deve prezar pela qualidade do serviço prestado, pela honestidade na execução dos mesmos bem como diferenciar-se da concorrência através do serviço de consultoria.

Assim, além de você manter os clientes que já conquistados, este provavelmente lhe indicarão para outros. Isso fará com que sua carteira de clientes cresça cada vez mais.

Um artigo que recomendo a leitura é sobre a contabilidade na era do SPED, que mostra as oportunidades que o projeto SPED dar para que você seja um profissional qualificado, vale a pena dar uma conferida.

Conclusão

Nesse artigo você ficou sabendo das necessidades mais latentes dos empresários que estão iniciando um negócio de escritório contábil.

Viu que para ter sucesso com esse empreendimento você precisa possuir o espírito empreendedor que vai auxiliá-lo na árdua tarefa de ser empreendedor contábil no Brasil.

Além disso, nós te alertamos sobre as opções para definição do regime jurídico do seu escritório de contabilidade, bem como dos principais modelos de negócios existentes.

Não obstante, ainda tomou conhecimento de dicas importantes que irão auxiliá-lo a remover alguns obstáculos inerentes ao início das atividades como a definição do público alvo, captação de clientes, fixação dos honorários, qualidade dos serviços prestados, bem como da redução de custos.

Dica bônus

Atenção você contador ou estudante de contabilidade, conheça nosso treinamento voltado para contadores iniciantes, ensinando na prática procedimentos contábeis que todo contador precisa saber, mas que não se ensina na faculdade.

Tudo que você precisa saber para abrir, alterar e encerrar empresas, além da parte fiscal de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido e MEIs, Contabilidade, Imposto de Renda. Quer saber mais? Então clique aqui e não perca esta oportunidade!

Conteúdo original SPED Brasil