Escritório de Contabilidade: Saiba como escolher o profissional ideal

0

Devido às constantes alterações na legislação brasileira, escolher um escritório de contabilidade passa a ser uma tarefa fundamental para o empreendedor.

Podemos comparar a relação contabilista X empresário com o casamento, pois ambos devem estar em plena sintonia para que o negócio tenha prosperidade.

Sendo assim detalhamos a seguir quais são os principais pontos que devem ser analisados na hora de escolher o seu profissional parceiro, responsável em cuidar de toda a parte burocrática da sua empresa.

Conexão Pessoal

Uma das coisas mais importantes a se considerar é a conexão.

Mesmo contratando o escritório de contabilidade mais caro da sua cidade, porém não consegue se sentir à vontade para discutir suas finanças, provavelmente não terá o serviço de que precisa.

Se o contador falar em termos que você não entende ou se sente intimidado, procure outra empresa.

Encontre um parceiro que esteja disposto a ser parceiro do seu negócio com abordagens específicas, onde a principal função seja colaborar com os objetivos da sua empresa, além de se mostrar comprometido e transparente, sem dúvida é o ponto mais importante inicialmente.

Consultoria

Algumas empresas de contabilidade são rápidas em oferecer conselhos sobre quando comprar equipamentos e como manter registros financeiros, enquanto outras compilam os relatórios necessários, mas oferecem pouco feedback ou conhecimento.

A quantidade de conselhos que você precisa ou deseja depende de seu conhecimento e experiência.

Busque o profissional que fuja dos cálculos e conselhos básicos e sim esteja empenhado em encontrar soluções que vão além de apurar impostos.

Honorários

Os honorários praticados cada escritório contabilidade podem variar de uma empresa para outra.

Alguns contadores cobram uma taxa fixa para cada tarefa financeira que executam, como preencher um formulário de imposto de renda pessoal, preparar uma declaração de lucros e perdas ou compilar uma declaração de patrimônio líquido e outras empresas cobram por hora.

Tome muito cuidado ao escolher um contabilista apenas por ele ser o mais barato.

Isto é, escolher um escritório de contabilidade pelo preço é igual vinho, você não pode reclamar da dor de cabeça no dia seguinte se escolheu o mais barato.

Credenciamento

No Brasil os contadores são regulamentados por órgãos profissionais (CRC) que cuidam das qualificações contábeis e tentam manter padrões profissionais elevados.

Os contabilistas credenciados pelo Conselho Regional de Contabilidade são profissionais altamente qualificados que concluíram o estudo de nível superior com experiência no local de trabalho e um programa de competência.

Os contadores não são apenas bem qualificados, mas também muito experientes e podem agregar valor ao seu negócio desde o início.

Ele são capazes de te orientar conforme sua empresa cresce, desde a contabilidade e preparação de impostos; para tarefas mais complexas, como gerenciamento de fluxo de caixa e levantamento de capital.

Disponibilidade

Alguns clientes se contentam em se reunir com sua empresa de contabilidade uma vez por ano para fins de declaração de impostos.

Outros clientes têm perguntas frequentes de negócios que exigem respostas oportunas.

Descubra se o seu contador está a um telefonema de distância ou se você terá que agendar um horário para entrar no escritório e conversar pessoalmente.

Definição de metas

Alguns contadores se oferecem para ajudar os clientes a definir metas e monitorar o progresso financeiro, o que pode ser muito útil, especialmente se você está apenas começando no negócio.

Descubra a política da empresa sobre o estabelecimento de metas e se você será cobrado uma taxa adicional pelo serviço.

Suporte

Quando a Receita Federal entra em contato, é reconfortante saber que o seu contador estará ao seu lado.

As auditorias são um estilo de vida para alguns proprietários de pequenas empresas e contribuintes individuais, mas enfrentar uma fiscalização é uma situação estressante.

Algumas firmas de contabilidade oferecem seus próprios escritórios para fins de auditoria e fornecem um contador para representar seus interesses.

Tecnologia

Hoje em dia praticamente todos os segmentos possuem sistemas que tem como objetivo facilitar a vida do empreendedor em suas tarefas diárias.

Porém nada adianta desfrutar dessas tecnologia e não poder compartilhar com seu contador por falta de parametrização.

Por isso procure um profissional que possua tecnologias que sejam compatíveis com as de sua empresa

Especializado

Atualmente existem profissionais do mercado contábil que se especializaram em determinados segmentos, por exemplo, uma contabilidade especializada em advogados.

Procure dar preferência por escritórios que possuem autoridade em sua área de atuação, isso pode facilitar bastante, pois ele poderá oferecer ao seu negócio muito mais experiência na tomada de decisões.

Referências

O boca a boca antiquado é uma referência tão valiosa que ainda é eficiente até nos dias de hoje.

Converse com amigos ou colegas de trabalho para descobrir que firma de contabilidade eles usam e se eles a recomendariam a outras pessoas.

Leia as avaliações do Google Meu Negócio e verifique seus perfis de mídia social para obter mais sinais de credibilidade e se eles fornecerem as informações no site, leia algumas das histórias de seus clientes para ver como eles ajudaram as empresas e os setores com os quais trabalharam.

Há muitas coisas a se considerar na hora de escolher um escritório de contabilidade certa e, se você ainda não conseguir saber pelo site ou por uma conversa ao telefone, busque referências de profissionais do seu círculo de amizades.

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.