Um dos principais erros de contabilidade cometidos por pequenas empresas é a ausência de escrituração contábil (ou execução errada deste ato da contabilidade).

Por não saber exatamente o que é a escrituração contábil ou sua importância, as pequenas empresas ou prestadores de serviço autônomos a ignoram e acabam pagando o preço por isso, sem perceber por onde se esvaiu o dinheiro que tinham ganho.

Se você não sabe o que é esse termo contábil ou quer aprender mais sobre ele, siga a leitura!

O que é a escrituração contábil?

A escrituração contábil é o ato na contabilidade de registrar absolutamente todos os movimentos financeiros realizados por uma empresa em um determinado período.

Se a empresa (ou o trabalhador autônomo) faz uma compra, é preciso registrar que saíram X reais do caixa da companhia para a aquisição de tal material. Se a empresa faz uma venda, anota-se que entraram Y reais para o caixa.

Quando a empresa paga o salário dos funcionários, registra-se o fato em um documento específico. Quando entram os dividendos de algum investimento feito pela companhia, acontece o mesmo.

Dessa forma, a empresa ganha um registro completo sobre as suas movimentações financeiras, sendo capaz de dar conta de cada real que passou pela suas mãos a qualquer momento.

Como fazer a escrituração?

A escrituração contábil é, como parece óbvio, um trabalho gigantesco. Até mesmo microempresas com apenas 1 ou 2 funcionários terão muito o que fazer para dar conta de todas as suas transações financeiras.

Essa é, aliás, uma das principais razões para que muitas empresas e profissionais autônomos não realizem essa tarefa no seu dia a dia. Como dá muito trabalho, preferem não fazer e arcar com as consequências disso depois.

A escrituração contábil pode ser feita de duas formas: manual ou automatizada. A versão manual, de fato, é muito trabalhosa e consiste em ter um profissional que registre todas as operações financeiras de uma empresa em algum documento ou livro contábil.

Já a opção automatizada ajuda a facilitar o trabalho. Com o auxílio de softwares específicos, é possível registrar automaticamente cada transação financeira feita com base nas contas bancárias da empresa.

Assim, cada movimentação é registrada com base no extrato bancário da companhia e fica disponível para consulta em tempo real.

Quais as vantagens da escrituração contábil?

Se a escrituração contábil é tão complicada de se fazer (no linguajar popular, tão “chata”), por que fazê-la? Confira abaixo algumas das vantagens que a sua empresa ganha ao executar esta tarefa!

Registro físico de todas as movimentações financeiras

O primeiro benefício em realizar a escrituração contábil é a obtenção de um registro físico de todas as movimentações financeiras da empresa. 

Na prática, isso permite que a empresa saiba perfeitamente para onde vai cada centavo que passou por suas contas. Em caso de desorganização monetária, esse conhecimento é importante para ajudar a organizar as contas da companhia.

Maior controle do dinheiro da empresa

Como é claro, a escrituração contábil permite maior controle financeiro por parte da empresa. Além de saber exatamente para onde vai cada centavo, esse documento permite que a companhia tenha uma mão mais firme nos seus recursos.

Afinal, para gastar cada real, será preciso fazer um registro indicando para onde ele foi. Com isso, a empresa saberá, por exemplo, qual departamento mais gasta, qual mais recebe e como executar melhor o sistema financeiro.

Comprova em juízo, caso necessário

Não é raro a empresa ou o profissional autônomo se ver em uma disputa judicial por alguma razão. Desde processos trabalhistas até consultorias jurídicas, a companhia pode enfrentar conflitos na esfera  judicial, podendo usar a escrituração contábil como provas para se proteger.

Por exemplo, imagine que um colaborador da empresa age de má-fé e processa a empresa alegando não ter recebido seus direitos financeiros. A escrituração contábil prova que o pagamento foi feito.

Imagine que a empresa se vê, por exemplo, num imbróglio judicial por causa de algum fornecedor ou algum cliente corporativo. A escrituração contábil bem feita ajuda a deixar a companhia protegida de problemas.

Facilita acesso ao crédito para expansão

A oferta de crédito corporativo no mercado financeiro segue a simples lógica da avaliação de risco. Se emprestar valores para uma empresa for um negócio de risco, os juros cobrados serão maiores e o empréstimo ficará mais caro. Se a companhia for segura, estruturada, sólida, então o crédito será garantido, e, consequentemente, com juros mais baixos.

Uma das maneiras de provar que a sua empresa é segura é através da escrituração contábil. Com ela, você poderá mostrar aos bancos sua organização financeira e ficará mais fácil conseguir o empréstimo para expandir seu negócio.

Cumpre as obrigatoriedades exigidas da empresa

Por fim, fazer a escrituração faz com que a empresa obedeça ao Novo Código Civil Brasileiro, que determina no seu Artigo 1.179 que toda empresa apresente anualmente um Balanço Patrimonial.

Mas, vale lembrar, a escrituração oferece uma série de vantagens além da sua obrigatoriedade. Vale a pena fazê-la além do que é necessário por lei.

Agora que você já sabe o que é escrituração contábil e como realizá-la, além das vantagens de elaborar esse documento, pode começar a organizar melhor a sua empresa.

DICA EXTRA: O primeiro passo para contadores

Atenção você contador ou estudante de contabilidade, o trabalho para seguir com sucesso na carreira profissional é árduo, inúmeros são os desafios que vamos precisar superar nessa jornada. Mas tenha em mente que o conhecimento é o maior bem que você pode ter para conseguir conquistar qualquer que seja os seus objetivos.

Exatamente por isso apresentamos para você o curso CONTADOR PROFISSIONAL NA PRÁTICA, curso este aprovado por inúmeros alunos e que vem gerando uma revolução no conhecimento e na carreira de profissionais contábeis. 

O curso é sem enrolação, totalmente prático, você vai aprender todos os processos que um contador experiente precisa saber. Aprenda como abrir, alterar e encerrar empresas, além da parte fiscal de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido e MEIs. Tenha todo o conhecimento sobre Contabilidade, Imposto de Renda e muito mais. Está é uma ótima opção para quem deseja ter todo o conhecimento que um bom contador precisa ter, quer saber mais? Então clique aqui e não perca esta oportunidade que com certeza vai impulsionar sua carreira profissional!

Conteúdo original Consultoria RR

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.