eSocial 2022: Foi publicado um novo Manual para versão S-1.0

Conheça o novo manual de orientação do eSocial, publicado no dia 9 de fevereiro de 2022, para a versão S-1.0 do sistema.

O eSocial lançou uma versão simplificada em 2021, e na última quarta-feira (9) foi publicado o Manual de Orientação do eSocial (MOS), Versão S-1.0, consolidado até a Nota Orientativa S-1.0 nº 10/2022.

O eSocial é um sistema que busca ajudar o empregador brasileiro, pessoa física ou jurídica, e desde o ano passado (2021) a versão S-1.0 do eSocial foi lançada, o manual publicado busca orientar o contribuinte.

Acompanhe este artigo até o fim e entenda melhor sobre a versão simplificada do eSocial e o MOS Versão S-1.0 (Consol. até a NO S-1.0 nº 10/2022).

Novo manual do eSocial 2022

O Novo manual de orientação do eSocial foi publicado na semana passada, ele traz informações sobre a nova versão do eSocial, a versão S-1.0, este manual busca ajudar o empregador a navegar pelo sistema atualizado.

O Manual de Orientação do eSocial Versão S-1.0, é consolidado até a Nota Orientativa S-1.0 nº 10/2022. Essa nova versão do eSocial veio para ajudar, simplificando diversas funcionalidades.

As orientações presente no manual são aplicáveis às informações prestadas conforme a versão S-1.0 dos leiautes do eSocial. 

Para as informações prestadas segundo a versão 2.5 dos leiautes devem ser seguidas as orientações da versão 2.5.01 do MOS.

A versão atualizada

O eSocial é um projeto do governo federal, instituído pelo Decreto nº 8.373/2014, cujo objetivo é desenvolver um sistema de coleta de informações trabalhistas, previdenciárias e tributárias, armazenando-as em um Ambiente Nacional Virtual. 

A versão simplificada deste sistema veio com objetivo de ajudar o empregador brasileiro, publicada em julho de 2021, ela atualiza a versão 2.5 para a versão S-1.0. A atualização trouxe diversas novidades para ajudar o empregador.

Segundo o Governo Federal, a nova versão simplificou o sistema, diversos campos foram excluídos e uma série de regras (em especial no fechamento da folha) foram flexibilizadas.

 Ou seja, mais facilidade no cumprimento das obrigações trabalhistas.

Período de convivência de versões

Foi definido um período de convivência de versões entre a versão antiga e a atualizada do eSocial, que vai até o dia 23 de maio de 2022, para os empregadores se adaptarem as atualizações da nova versão.

Até maio o empregador poderá enviar seus eventos pela versão antiga ou pela atualizada, porém, a partir de 23/05/2022, somente eventos enviados na versão S-1.0 serão recebidos pelo eSocial 2022.

A maioria dos empregadores já utiliza a nova versão, mas, para quem não se atualizou, o manual de orientação é uma ótima direção.

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Comentários estão fechados.