eSocial DCTF: Conheça a importância desses entre estes processos

eSocial DCTF, muitos empreendedores não fazem ideia da relação entre essas duas coisas. E isso é um problema!

Recentemente a Receita Federal alterou as regras a entrega de uma série de documentos de prestação de contas. E entre eles está o DCTF WEB.

Mas qual a importância de saber fazer essas entregas? Nesse artigo, você verá o que é DCTF WEB, e qual a relação dele com o eSocial.

O que é DCTFweb?

A Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Web, também conhecida como DCTFWeb, basicamente é um documento que visa facilitar o processo de declaração de tributos e contribuições para a Receita Federal.

Até então, esse tipo de informação era fornecida por meio das conhecidas GFIP e SEFIP. De forma geral, todos os dados informados neste novo documento digital são relativos a contribuições previdenciárias e destinadas a terceiros.

E é justamente por meio da entrega desse documento que o contribuinte conseguirá gerar o DARF. E é justamente aí que entra a ligação entre Esocial DCTF.

Qual é a relação desses dois processos?

Agora que você já sabe o que significa essa mistura de letras, vamos falar sobre a relação entre Esocial DCTF.

A relação acontece porque, a geração de débitos da DCTF Web é feita a partir de dados  que são importados sistemas eSocial e EFD-Reinf. Ou seja, se você quiser manter a sua situação regular, e continuar a declarar os tributos e contribuições para a Receita Federal, precisará ter o eSocial e a EFD-Reinf já implantados na sua empresa. Caso contrário, não será possível utilizar a DCTF Web.

E se você ainda não está usando esses programas e emitindo a DCTF Web, saiba que já pode estar irregular! Isso porque, a obrigatoriedade para o grupo 1 de empresas privadas começou a vale em janeiro de 2019.

Ah, e detalhe importante, é o faturamento de 2017 que está sendo usado como base para enquadramento.

Como garantir a entrega do DCTF Web?

Sabendo dessa ligação Esocial DCTF, o melhor que você tem a fazer é contratar uma empresa que possa implantar uma solução para otimizar esse processo. Engana-se quem acredita que as prestações de contas com a Receita Federal precisam ser complexas e demoradas.

Na verdade, atualmente existem soluções no mercado que permitem que você centralize não apenas a emissão da Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Web, como de outros documentos igualmente importantes. E tudo isso com apenas alguns cliques, e em um layout fácil de usar.

Por conta disso, não deixe de investir nesse tipo de empresa. Assim, além de ter mais tranquilidade para fazer a prestação de contas, você poderá já regularizar a sua situação, levando em conta que a obrigatoriedade da DCTF 2019 já está em vigor!

DICA: Se prepare e se especialize em Departamento Pessoal e eSocial

Como já sabemos, o eSocial traz muitas informações importantes e é preciso ter atenção redobrada para estar preparado, ainda mais agora com os prazos de entrega.

Sendo assim gostaríamos que conhecessem nosso treinamento completo e totalmente na prática de departamento pessoal e eSocial para contadores. Aprenda todos os detalhes do departamento pessoal de forma simples e descomplicada. Saiba tudo sobre regras, documentos, procedimentos, leis e tudo que envolve o setor, além de dominar o eSocial por completa. Essa é a sua grande oportunidade de aprender todos os procedimentos na prática com profissionais experientes e atuantes no segmento, clique aqui acesse já!

Conteúdo original Techlise