eSocial doméstico: Confira passo a passo como renovar código de acesso expirado

Os empregadores domésticos estão sendo surpreendidos com o erro de “Código de Acesso Expirado” ao tentarem acessar o eSocial Doméstico. Se este é o seu caso, veja nosso passo a passo para renovar o código de acesso e resolver esse problema.

Código de acesso expirado no eSocial

De acordo com a matéria publicada no site do eSocial, o código de acesso possui validade de 03 anos. Ou seja, o empregador doméstico que gerou seu código em outubro de 2015 – quando o eSocial foi lançado, precisa agora em 2018 gerar um novo código de acesso.

Passo a passo – Gerar novo código de acesso no eSocial

O processo para gerar o novo código de acesso no eSocial é simples, acompanhe o passo a passo:

Passo 1 – Faça o login no eSocial

Acesse o site do eSocial e faça o login, informando seu cpfcódigo de acesso e senha. Se o código de acesso estiver expirado, você receberá um alerta, conforme a imagem a seguir:

Passo 2 – Gerar novo código de acesso

No alerta, localize e clique no link “novo código de acesso”, conforme imagem a seguir:

Passo 3 – Confirmar dados para gerar novo código

Neste passo, confirme o CPF, a Data de Nascimento e digitar os caracteres gerados aleatoriamente e informados na tela (captcha) e clique no botão avançar, conforme exemplo a seguir:

Passo 4 – Dados do Imposto de Renda ou Título de eleitor

Neste passo, será preciso informar o número dos recibos de entrega da Declaração do  do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF), referente aos últimos dois exercícios, da qual o empregador seja titular. Veja imagem de exemplo a seguir:

Se o sistema identificar que o empregador entregou apenas uma Declaração do Imposto de Renda, será solicitada apenas o recibo da última declaração.

E para o empregador que não declara o Imposto de Renda, será solicitado o número do título de eleitor. Lembrando que o eSocial irá verificar, nos último 5 anos, se houve Declaração do Imposto de Renda no CPF do empregador.

Como localizar o número do recibo no Imposto de Renda

O número do recibo de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) encontra-se na página 02 do recibo de declaração. O número é composto 12 dígitos e o empregador deverá informar apenas as 10 primeiras posições, conforme imagem a seguir:

Caso ocorra um erro ao informar o número do recibo, verifique se naquele ano houve uma Declaração Retificadora e então, informe o número do recibo da Declaração Retificadora.  

Após informar os dados, o empregador doméstico deverá informar uma senha – recomendamos que você informa a mesma usada anteriormente – e clicar em “gerar código”.

Como transformar Microempresa em MEI e pagar menos impostos?

Passo 5 – Novo código de acesso gerado

Após as etapas anteriores, um novo código de acesso do eSocial será gerado, conforme mostra a imagem a seguir:

Anote e guarde o novo código de acesso. Feito isso, clique em confirmar.

Pronto, seu novo código de acesso foi gerado e você poderá novamente acessar o eSocial Doméstico.

Se prepare para o eSocial

É nítido que a melhor opção é se preparar para o eSocial. Então fique atento e cumpra com o que determina a legislação, pois o eSocial vai fiscalizar.

Se você quer evitar as multas e penalidades é bom se preparar para está obrigação! Se você procura um treinamento completo onde possa aprender de um jeito simples e descomplicado tudo que envolva o eSocial, desde eventos a serem enviados, leiaute, novas obrigações e ainda por cima tornando-se um especialista em eSocial, impulsionando sua carreira. CLIQUE AQUI e conheça!
Lembre-se, se preparar é a melhor forma de evitar as multas e penalidades que o eSocial pode gerar.

Conteúdo original via idomestica

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.