Grande parte dos empregadores tem aquela boa história envolvendo o eSocial. Pode ter sido uma queda de sistema enquanto fazia algo muito importante ou simplesmente não achar a resposta que precisava. Porém, as mudanças no eSocial Doméstico prometem mudar esse cenário.

Apesar de terem sido pouco divulgadas essas novidades prometem facilitar, e muito, a vida dos empregadores, pois algumas telas contam com um assistente, para tirar aquela dúvida marota. Veja a lista completa de mudanças no artigo a seguir. Boa leitura!

Principais mudanças no eSocial Doméstico

Tela inicial

Logo de cara, o empregador, irá notar as mudanças no eSocial, isso porque a tela inicial agora conta com alertas, lembretes e atalhos.

Se por acaso, você esquecer de encerrar a guia DAE daquele mês, o sistema vai emitir um alerta, assim que o empregador logar na plataforma.

Outra ferramenta super banaca são os atalhos, antes o empregador precisava fazer uma série de cliques só para selecionar a funcionalidade e assim concluir o procedimento no eSocial, esse era o caso das férias, por exemplo.

Agora, em apenas um clique o empregador vai direto para a função que deseja e caso tenha mais de um empregado doméstico cadastrado no sistema, ele pode selecionar na tela inicial qual será o trabalhador com informações alteradas.

Assistente passo a passo de férias

O chamado “wizard” ou “assistente” é uma ferramenta que guia o usuário em todos os passos da prestação da informação, de forma intuitiva e simples.

Assim, a possibilidade de erro é minimizada e as informações são apresentadas de maneira clara e transparente, principalmente nos casos em que as férias abrangem mais de um mês do calendário.

Os descontos, adiantamentos e pagamentos ficaram mais fáceis de serem entendidos. Você encontra o link para a nova ferramenta diretamente na página principal do eSocial, no menu de “Acesso Rápido”.

Fonte: Portal eSocial

Nova ferramenta completa de férias

esocial

Com este novo recurso será possível informar as férias em casos de alteração de salário base por força de necessidade de cálculo de médias salariais, por exemplo.

Novo recibo de férias

recibo de férias, agora tem o padrão dos demais documentos emitidos pelo eSocial. Com essa reformulação as informações de férias ficam mais simples tanto para o empregador quanto para a empregada que vão entender quais foram as verbas pagas e descontos que ocorrerão em cada mês. 

Assistente de reajuste salarial

Se você precisou alterar o salário da sua empregada no sistema sabe o quão longo poderia ser, isso por que era necessário entrar na ferramenta de alteração contratual para fazer o processo.

Mas agora, isso não será mais preciso, pois na tela inicial o empregador encontra no menu “Acesso Rápido” onde insere informações básicas da alteração de salário e pronto, é só salvar.

Assistente passo a passo de desligamento

A rescisão é um dos momentos mais marcantes da relação de trabalho, além de marcar o fim de uma parceria de trabalho, também envolve diversas responsabilidades para o empregador, e os mais inexperientes se sentem perdidos nesse oceano de informações.

Pensando nisso, o eSocial facilitou a forma de fazer o desligamento do empregado na plataforma, agora, o empregador conta com um botão de dúvidas frequentes que acompanha todo o processo.

Outro ponto bem positivo é que todos aqueles termos técnicos que precisavam de um dicionário Aurélio ao lado, vão ser simplificados. Dessa forma, o empregador terá mais segurança que está fazendo todo o desligamento do jeito certo.

Lançamento automático da primeira parcela do 13º Salário

Essa função calcula e insere automaticamente o valor da primeira parcela do 13º em novembro, quando o empregador não fizer o adiantamento em um mês anterior.

Assim, o fechamento da folha de novembro ficou ainda mais simples, dispensando a edição da remuneração do trabalhador para incluir essa parcela. 

A funcionalidade já está valendo para este mês de novembro e, ao acessar a folha, o empregador que ainda não pagou o adiantamento do 13º ao longo do ano verá que o sistema já vai ter inserido esse valor automaticamente no cálculo sugerido pelo eSocial. 

Use e abuse das novas ferramentas do eSocial Doméstico e torne a sua experiência com a plataforma muito mais agradável.

Conteúdo original Hora do Lar