eSocial: Envio dos eventos SST vai começar no dia 13/10

Os eventos SST devem ser enviados pelo eSocial a partir do dia 13/10 pelas empresas que integram o grupo 1.

Com as mudanças que foram feitas, os eventos SST (Serviços de saúde e segurança do Trabalho) deverão ser enviados pelo eSocial. Essa mudança tem a intenção de fazer com que o envio dessas informações seja feito com mais segurança.

Porém as mudanças serão feitas por grupos, os primeiros grupos a terem que enviar os eventos SST pelo e Social são as empresas do grupo 1, elas deverão fazer os envios ainda esse mês.

As empresas do grupo um terão que realizar o envio dos eventos ao SST da quarta fase da implantação do eSocial a partir do dia 13 de Outubro deste ano, leia este artigo e veja quais são esses eventos.

Os grupos

As empresas que devem fazer o envio das informações pelo eSocial foram divididas em quatro grupos, as empresas do grupo 1 serão as primeiras a realizar a quarta fase, pois elas têm o maior faturamento.

Vamos te apresentar quais são esses grupos, para você poder entender melhor leia os tópicos a seguir:

  • Grupo 1 – Empresas com faturamento anual superior a 78 milhões: Estarão obrigadas a prestarem o envio de informações de Saúde e Segurança do trabalho no eSocial a partir do dia 13/10/2021.
  • Grupo 2 – Empresas não optantes pelo Simples Nacional com faturamento no ano de 2016 de até 78 milhões: vão ter que prestar o envio de informações de Saúde e Segurança do trabalho no eSocial a partir do dia 10/01/2022. 
  • Grupo 3 – Empregadores optantes pelo Simples Nacional, empregadores pessoa física (exceto doméstico), produtor rural PF e entidades sem fins lucrativos: vão ter que prestar o envio de informações de Saúde e Segurança do trabalho no eSocial a partir do dia 10/01/2022.
  • Grupo 4 – Órgãos públicos e organizações internacionais: vão ter que prestar o envio de informações de Saúde e Segurança do trabalho no eSocial a partir do dia 11/07/2022.

Quais eventos devem ser enviados a partir do dia 13/10?

Confira os eventos segundo as datas informadas pela Portaria Conjunta SEPRT/RFB/ME Nº 71 de 29/06/2021. 

Os eventos SST que deverão ser enviados a partir do dia 13/10 integram a quarta fase da implantação do eSocial e são os seguintes:

  • S-2210 – Comunicação de Acidente de Trabalho;
  • S-2220 –  Monitoramento da Saúde do Trabalhador;
  • S-2240 – Condições Ambientais do Trabalho – Agentes Nocivos.

Então, se atentem aos prazos e eventos que deverão ser enviados pelo eSocial a partir do dia 13/10/2021. Eles fazem parte da quarta e última fase da implantação do eSocial para as empresas do grupo 1.

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Comentários estão fechados.