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eSocial já começa a impactar as pequenas empresas

eSocial já começa a impactar as pequenas empresas

18/10/2018 às 09h07 Atualizada em 18/10/2018 às 12h07
Por: Ricardo
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Foto: Reprodução
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Há menos de um mês para o início da obrigatoriedade do eSocial, projeto integrante do Sistema de Escrituração Pública Digital (SPED), os gestores das pequenas empresas - setor responsável por 52% dos empregos com carteira assinada no setor privado, segundo dados do Sebrae -, estão tendo que correr para atenderem o prazo de adesão do programa do governo, e assim evitarem as penalidades previstas em lei, com multas que podem chegar a R$ 42 mil. A própria Receita Federal (RF) já havia expressado preocupação com a evolução do eSocial, pois até o meio do ano muitos pequenos negócios ainda não tinham começado as adaptações necessárias para adoção do novo sistema, que deixa evidente a necessidade de integração de todos os dados trabalhistas, que passam pelas áreas de RH, finanças, administração, jurídica, Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), entre outras, bem como a complexidade deste novo processo de repasse das informações ao Fisco. No caso do SESMT, a apreensão da RF é ainda maior, visto que muitos pequenos negócios não têm o hábito de lidarem com os processos de Saúde e Segurança do Trabalho (SST). Apesar de não haverem mudanças nas informações que deverão ser entregues ao governo, o formato de entrega desses dados sujeitará muitas pequenas empresas a multas. https://www.jornalcontabil.com.br/esocial-para-condominios-e-administradoras/ Isso porque o eSocial altera o modo como as companhias comunicam seus dados trabalhistas ao governo, ao unificar o envio das informações pelo empregador em relação aos seus empregados, por meio de uma única plataforma online, eliminando a fragmentação dos dados em diferentes guias, como o MANAD, GFIP, DIRF, RAIS e CAGED, eventos SST, com o objetivo de agilizar a fiscalização sobre informações relacionadas a contratações, declarações e recolhimentos previdenciários, por exemplo. Até as admissões deverão ser informadas com os dados completos do funcionário para que o governo verifique se ele está recebendo os benefícios, como seguro desemprego, da maneira correta. Essa mudança também significa o cadastramento de milhares de profissionais na plataforma do governo, para a emissão dos dados descritos acima, no formato digital, em tempo real e sem erros. Podendo, além da geração de multa, tornar impraticável a quitação das obrigações rotineiras da empresa para com a administração federal, caso as obrigações não sejam cumpridas. Nesse cenário, restam às pequenas empresas duas opções:
  • Acesso direto ao site do eSocial, para cadastramento dos dados trabalhistas e envio das informações
  • A incorporação da plataforma do governo ao software de gestão empresarial (ERP) utilizado na empresa.
Sendo este último o modelo considerado mais adequado, pois ele agiliza o processo de envio de dados e assegura que a integração das informações corporativas aconteça de maneira automática e sem gargalos, e que o atendimento às novas regulamentações legais, que podem surgir ao longo dos próximos anos, aconteça sem imprevistos. Por tudo isso, caso a pequena empresa ainda não disponha de um sistema de gestão empresarial, essa é a hora de ir atrás dessa tecnologia para colocar tudo em ordem e não haver problemas com o Fisco lá na frente. É nítido a importância do eSocial para as empresas. O eSocial pode se tornar mais complexo do que se imagina. Então fique atento e cumpra com o que determina a legislação, pois o eSocial vai fiscalizar. Se você quer evitar as multas e penalidades é bom se preparar para está obrigação! Se você procura um treinamento completo onde possa aprender de um jeito simples e descomplicado tudo que envolva o eSocial, desde eventos a serem enviados, leiaute, novas obrigações e até um plano de ação de como implantar o eSocial na empresa ou no escritório contábil, nós recomendamos um treinamento super completo para você. Clique aqui  e conheça! Por Liana Braia Felippe (capa), Gerente de Sucesso de Cliente da Jiva
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