eSocial para as empresas – Entenda como vai funcionar

0

Quem tem o próprio negócio precisa ficar de olho nas mudanças que estão por vir. A Receita Federal anunciou recentemente que pretende tornar obrigatória a utilização do eSocial para as empresas. Leia a matéria e confira mais informações sobre essa novidade.

O eSocial é um projeto criado pelo Governo Federal, com o objetivo de unificar o envio de informações dos colaboradores pelo empregador. Atualmente, a ferramenta é utilizada por empregadores domésticos em todo o Brasil. A Receita Federal, no entanto, espera ampliar o acesso ao sistema e torná-lo obrigatório nas empresas.

Como vai funcionar o eSocial para as empresas?

Ainda não há muitas informações sobre o eSocial para as empresas. Sabe-se, apenas, que o sistema adotará o mesmo modelo utilizado para repassar informações fiscais e trabalhistas de empregados domésticos.

Através dessa mudança, a Receita federal espera tornar possível a unificação do envio das informações e assim combater a sonegação de impostos.

De acordo com Jorge Rachid, secretário da Receita, o eSocial empresarial promoverá uma série de mudanças no Brasil. Ele terá um impacto tão grande quanto o fim do envio de IRPJ (Imposto De renda da Pessoa Jurídica.

Tudo indica que o eSocial oferecerá facilidades na rotina da empresa. Em um único ambiente virtual, o empregador terá condições de registrar um empregado, lançar imposto de renda retido na Fonte e cumprir com as obrigações trabalhistas e previdenciárias.

As empresas que utilizarem o eSocial terão suas obrigações acessórias reduzidas. Elas não terão mais tanto trabalho para enviar declarações e fazer cadastros junto ao INSS, Caixa Econômica Federal ou Ministério do trabalho.

Quando o eSocial empresarial estará disponível?

O eSocial será implementado nas grandes empresas em janeiro de 2018. Em julho do próximo ano, ele se tornará obrigatório nas demais empresas brasileiras, ou seja, de pequeno e médio porte.

Em junho de 2016, a Receita Federal do Brasil dará início a uma série de testes, a fim de homologar o novo sistema.

Problemas apresentados pelo eSocial

O eSocial para empregadores domésticos entrou em vigor em outubro de 2015. No início ele passou por vários problemas, como dificuldades para cadastro e lentidão na transmissão de informações. Por conta disso, muitas empresas estão com medo de utilizar a plataforma.

Segundo o secretário da Receita Federal, todas as falhas do sistema foram superadas. Portanto, os empresários não precisam temer a implementação do eSocial em 2018.

Enquanto o uso do eSocial não se torna obrigatório, as empresas brasileiras já precisam se preparar para as mudanças. A implementação do sistema promete facilitar a fiscalização do governo. Atualmente, esse trabalho é feito por meio da visita presencial dos fiscais nas empresas.

Via INSS blog

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.