eSocial: Veja a diferença entre cadastramento e qualificação cadastral

Entenda qual é a diferença entre cadastramento e qualificação cadastral no eSocial. Se mantenha informado!

O eSocial é um sistema que veio para facilitar o cumprimento das obrigações dos empregadores brasileiros, a partir do eSocial diversas obrigações são cumpridas pelos empregadores por um só sistema.

Entretanto, é extremamente necessário conhecer o funcionamento deste sistema, para poder operar ele da melhor maneira possível, mesmo sendo bastante simples, é necessário se informar.

Acompanhe os próximos tópicos deste artigo e conheça a diferença entre cadastramento e qualificação cadastral. 

Se mantenha informado!

O que é cadastramento no eSocial?

O eSocial é um sistema criado pelo governo para que os empregadores cumpram suas obrigações com seus funcionários, ele é bastante simples e de tempos em tempos passa por atualizações.

Respondendo à dúvida deste tópico, “o que é cadastramento no eSocial?”, veja a resposta a seguir:

Se você for contratado por uma pessoa física ou jurídica, quem realizará o seu cadastro no eSocial é o empregador. Portanto, o empregado deve somente realizar a qualificação cadastral, afinal, o cadastramento no eSocial é feito pelo seu empregador.

O que é qualificação cadastral?

Como mostramos acima, o cadastramento no eSocial é feito pelo empregador, o funcionário não precisa se preocupar em se cadastrar na plataforma ao ser contratado por uma pessoa física ou jurídica.

Agora explicaremos o que é qualificação cadastral:

Se uma empresa pedir para que você acesse o eSocial e realize o seu cadastramento, provavelmente ela está se referindo a sua Qualificação Cadastral, essa parte sim, pode ser feita por você.

A qualificação é basicamente quando a empresa pede para você verificar se informações como Data de Nascimento, Nome, CPF e PIS estão corretos no eSocial. 

Para realizar a qualificação cadastral é só acessar a página de Qualificação Cadastral na internet e verificar as informações.

Qual a diferença de cadastramento e qualificação cadastral no eSocial?

Bom, agora que já te explicamos o que é a qualificação cadastral e o que é o cadastramento no eSocial, vamos só juntar as informações para você ter um melhor entendimento das diferenças entre essas funcionalidades.

O cadastramento no eSocial é feito pelo empregador, ele é o único com acesso a esta funcionalidade do sistema, o trabalhador não participa desta parte, é obrigação do empregador, seja pessoa física ou jurídica.

A qualificação cadastral pode ser feita por você pelo funcionário, ela consiste basicamente no empregado conferir se os dados dele mesmo estão corretos na plataforma do eSocial.

A qualificação cadastral pode ser feita pelo portal de Qualificação Cadastral, que tem essa finalidade.

Dica Extra do Jornal Contábil: Você gostaria de trabalhar ou aprender tudo sobre o Departamento Pessoal?

Já percebeu as oportunidades que essa área proporciona?

Conheça o programa completo que ensina todas as etapas do DP, desde entender os Conceitos, Regras, Normas e Leis que regem a área, até as rotinas e procedimentos como Admissão, Demissão, eSocial, FGTS, Férias, 13o Salário e tudo mais que você precisa dominar para atuar na área.

Se você pretende trabalhar com Departamento Pessoal, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um profissional qualificado.

Comentários estão fechados.