eSocial: Veja o que vai mudar com as novas implementações de leiautes deste sistema.

0

Na matéria de hoje vamos esclarecer a nota técnica n° 19/2020, publicada na sexta-feira, 6, que trouxe reajustes nos leiautes do eSocial. Continue conosco! 

O que é eSocial? 

A sigla eSocial, quer dizer Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas, é um projeto do governo federal do Brasil que tem o objetivo de unificar o envio de dados e permitir que as empresas prestem as informações uma única vez. 

O que muda com as alterações? 

Estas alterações permitem a exclusão de um evento após a baixa da empresa, a utilização de rubricas próprias para empregadores que se tornaram MEI e ainda adequações no cálculo dos totalizadores do FGTS. 

Pois, os totalizadores do FGTS S-5003 E S-5013 também foram ajustados para atender a Portaria SEPRT n° 950/2019 e novo critério no cálculo de FGTS relativo ao 13° Salário Proporcional.

esocial

Para empresários que eram do 2° grupo e posteriormente se tornaram MEI, foi liberada a utilização de rubricas criadas em seu sistema de folha de pagamento. 

eSocial 

Os ajustes estão previstos para serem implantados nas seguintes datas: 

  • Ambiente de Produção restrita: 17/11/2020.
  • Ambiente de produção: 23/11/2020.

Dica Extra do Jornal Contábil: Você gostaria de trabalhar com Departamento Pessoal?

Já percebeu as oportunidades que essa área proporciona?

Conheça o programa completo que ensina todas as etapas do DP, desde entender os Conceitos, Regras, Normas e Leis que regem a área, até as rotinas e procedimentos como Admissão, Demissão, eSocial, FGTS, Férias, 13o Salário e tudo mais que você precisa dominar para atuar na área.

Se você pretende trabalhar com Departamento Pessoal, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um profissional qualificado.

Por: Laís Oliveira