Ícone do site Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal

Está com nome sujo mas não consta no Serasa? Saiba porque isso acontece

imagem por @wayhomestudio / freepik

imagem por @wayhomestudio / freepik

Descobri que meu nome está sujo mas não está constando no Serasa. Por que isso acontece?

Devido ao grande volume de informações bancárias que o Serasa recebe pode acontecer que não conste sua dívida negativada nele, porém existem outros órgão de proteção ao crédito que você também deve consultar como o SPC e SCPC 

Continue a leitura e entenda melhor sobre cada um deles.

Serasa Experian

Serasa (Centralização de Serviços dos Bancos) é uma empresa privada brasileira de caráter público, que é responsável por reunir informações, fazer análises e pesquisas sobre as pessoas físicas e jurídicas que estão com dívidas financeiras.

Para consultar seu nome no Serasa basta acessar o site Serasa Consumidor ou através do aplicativo. Você precisa criar um usuário e senha para ter acesso ao serviço gratuito.

SPC Brasil

O significado de SPC é Serviço de Proteção ao Crédito que nada mais é que um banco de dados gerenciado pela CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), ele está intimamente ligado ao comércio de todo o Brasil

O SPC Brasil é considerado o mais completo e maior banco de dados da América Latina.

Para consultar se seu nome consta no SPC Brasil basta entrar no site SPCBrasil.org ou pelo app SPC consumidor. A consulta ao SPC Score é grátis, e você pode acessar quantas vezes quiser!

Boa vista SCPC 

A Boa Vista SCPC é um banco de dados privado de caráter público (artigo 43, § 3º e 4º do Código de Defesa do Consumidor) que tem como finalidade disponibilizar informações seguras para melhor análise do empresário quando da concessão do crédito. 

A Boa Vista oferece a consulta somente através do website Consumidor Positivo. É preciso criar usuário e senha para acesso ao serviço que é inteiramente grátis.

Quais as consequências de ter o nome sujo?

Ter o nome sujo de todas as formas não é algo bom, mas existem outras implicações que precisam de atenção. Se você estiver com o nome sujo para o mercado significa que você não é um bom pagador o que pode te trazer muitos transtornos como:

Dicas de como evitar dívidas