Estará suspenso o envio de eventos S-1200 de JAN/2021 do eSocial

0

Aos trabalhadores que são vinculados ao Regime Geral de Previdência Social, da competência Janeiro/2021, estará suspenso o envio dos eventos S-1200.

Veja o porquê no decorrer da nossa matéria. 

O que é eSocial? 

O eSocial é o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas, trata-se de um projeto do Governo Federal e tem o objetivo de incluir os dados gerados pelas empresas que estão ligadas às obrigações acessórias trabalhistas, fiscais e previdenciárias, como pagamento de INSS, FGTS e auxílio doença, entre outras. 

O eSocial engloba um conjunto de vários órgãos, veja quais são: 

  • Secretaria da Receita Federal do Brasil; 
  • Caixa Econômica Federal;
  • Instituto Nacional do Seguro Social;
  • Ministério do Trabalho e Emprego. 

O eSocial é um sistema unificado de folha de pagamento digital, ele terá acesso aos dados dos trabalhadores dos órgãos que foram citados acima. 

Um dos principais objetivos do eSocial é evitar a sonegação de impostos e claro garantir aos funcionários o recebimento de seus direitos trabalhistas e previdenciários. 

Competência Janeiro/2021

Estará suspensa até que sejam reajustadas as faixas salariais, o mesmo define as alíquotas de desconto previdenciário do segurado que são as alíquotas progressivas de 7,5% a 14%, além de definir sobre o salário família para 2021. 

Objetivo desta suspensão

Para que o eSocial retome os eventos de totalização S-5001 para os empregadores, é necessário que a tabela de alíquotas esteja atualizada. 

Eventos que não serão bloqueados

Os eventos de desligamento (S-2299) e término do trabalhador Sem Vínculo de Emprego (S-2399) não serão bloqueados. 

Porém se essas novas alíquotas forem publicadas com vigência retroativa, o empregador terá que realizar a retificação dos eventos que já foram transmitidos, antes mesmo da folha deste mês. 

Para o módulo doméstico a folha de pagamento só  será liberada depois da publicação da portaria. 

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Por Laís Oliveira