Estratégia de Marketing: Veja 7 dicas de como criar a sua

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Você que é empreendedor e ainda não trabalha com estratégias de marketing, já parou para pensar na importância dessa área para o seu negócio? 

Uma dos principais objetivos da estratégia de marketing é ajudar uma empresa usar efetivamente seus recursos para entregar suas mensagens a um público-alvo.

Mas assim como qualquer estratégia, é preciso tempo e muita dedicação para fazer uma boa pesquisa de mercado e coletar as informações necessárias para criar sua estratégia.

Neste post você vai entender a diferença entre plano e estratégia de marketing, vai conhecer os benefícios dessa estratégia para o seu negócio, além de saber o que é importante para montar sua própria estratégia.

Estratégia de Marketing x Plano de Marketing

Apesar de muitas pessoas usarem as palavras “plano” e “estratégia” como sinônimos, elas possuem significados totalmente diferentes.

E é claro que no marketing não poderia ser diferente.

De forma bem simples, uma Estratégia de Marketing é o que a empresa deseja alcançar como objetivo e metas. 

Já o Plano de Marketing é tudo aquilo o que você fará para conseguir alcançar as metas e objetivos da empresa.

Para complementar a explicação, separamos as principais características de cada um deles na imagem abaixo:

O que é Estratégia de Marketing?

Consideramos como estratégia de marketing todas as metas e objetivos de marketing de uma empresa, combinados em um mesmo plano.

Geralmente, essa estratégia é elaborada a partir de pesquisas de mercado. 

Infelizmente, muitos empreendedores ainda não se permitem enxergar os benefícios de incorporar uma estratégia de marketing no processo estratégico geral da empresa. 

Mas apesar disso, as diversas mudanças do mercado têm levado os donos de negócios a entender melhor sobre a área de marketing e quais os benefícios que a empresa pode ganhar, sendo alguns deles:

  • foco e direção no negócio, possibilitando identificar as melhores oportunidades;
  • identificação de possíveis ferramentas que pode ajudar a empresa ganhar destaque sobre a concorrência e ganhar participação no mercado;
  • base sólida para todas as campanhas de comunicação;
  • aumenta as vendas e os lucros;
  • cria a preferência do consumidor pela marca e muito mais.

Quer saber melhor sobre esses e outros benefícios? Conheça no próximo tópico:

Benefícios da estratégia de marketing para sua empresa

Conheça melhor sobre alguns dos diversos benefícios que uma estratégia de marketing pode garantir ao seu empreendimento:

Melhor uso de recursos

A principal ação que sustenta uma estratégia de marketing é a pesquisa de mercado.

Com ela, você consegue identificar público-alvo, analisar melhor os gastos com mensagens publicitárias, além de saber qual é a mais eficaz.

De forma geral, a estratégia de marketing consegue refinar como os recursos financeiros podem ser melhores utilizados ​​para alcançar o maior retorno de receita para os valores investidos.

Segmentação efetiva

Para criar campanhas de marketing eficazes, sua estratégia precisa identificar detalhes importantes que vão determinar o público-alvo mais adequado para a campanha.

Alguns desses detalhes incluem faixa etária, renda média, localização geográfica etc.

Sem uma estratégia de marketing, é muito provável que sua empresa estaria colocando anúncios em horários aleatórios, em meios aleatórios, sem entender quais resultados esperar.

E isso não é nada bom para o seu bolso.

Rápida adaptação à mudanças

Resumidamente, as mudanças de mercado são questões que afetam a forma como você e a concorrência estruturam os negócios.

Como exemplo, o surgimento de novas tecnologias ou então as mudanças nas necessidades do consumidor.

Quando você trabalha com uma estratégia de marketing, fica mais fácil identificar essas mudanças, facilitando a escolha de determinadas ações para manter sua empresa competitiva. 

Análise de produtos

Com uma estratégia de marketing bem definida você tem maior facilidade para entender quais os pontos fortes de seu produto.

Para isso, é preciso explicar detalhadamente quais são os benefícios de seu produto e qual retorno seus clientes podem ter ao adquiri-lo. 

A apresentação desses benefícios e o retorno para os clientes pode ser considerada uma vantagem competitiva para conquistar mais participação no mercado, reforçando os pontos que faz seu produto ser superior à concorrência.

Ajuda na determinação de preços 

Uma das partes de uma estratégia de marketing também é definir o preço certo para seu produto ou serviço com base nos insights que você recebeu durante sua pesquisa de mercado. 

Por exemplo, se na pesquisa de mercado você percebeu que para seu público-alvo a alta qualidade dos produtos é mais importante que o preço, você pode vender a um valor percebido de alta qualidade.

Ou então, se seu público-alvo tem o costume de pechinchar bastante antes de comprar algo em sua categoria, isso exige que você iguale os preços com o da concorrência, ou ainda abaixo.

Otimiza o desenvolvimento de produtos

A pesquisa de mercado feita para montar sua estratégia de marketing é capaz de te dar diversas informações que podem ajudar a melhorar seus produtos e serviços, como avistar tendências e perceber novas necessidades do público.

Com base nessas informações, você determina o benefício que os clientes ganham hoje e o que clientes desejam, mas não têm.

Isso é muito importante para que você continue sempre inovando e não fique atrás da concorrência.

Estabelece uma comunicação coerente

Sem uma boa estratégia na área de marketing, você corre o risco de repassar mensagens de forma individual para cada canal de publicidade, fugindo da marca que você criou ao desenvolver seus produto.

Com as informações de sua estratégia, é possível manter sempre a mesma comunicação, facilitando o reconhecimento das pessoas sobre sua empresa, independente do conteúdo que você está promovendo.

7 dicas de como criar sua estratégia de marketing

Já vimos alguns dos diversos benefícios que uma boa estratégia de marketing garante ao seu negócio. 

Agora, você deve estar se perguntando: como desenvolver uma estratégia de marketing na prática?

Abaixo, nós separamos dicas valiosas que ao serem consideradas no desenvolvimento da sua estratégia de marketing, te ajudará a aproveitar ao máximo seu investimento em marketing, manter o foco e também melhorar os resultados de vendas.

Estratégia de marketing

1 – Identifique seus objetivos de negócios

O primeiro passo é saber onde quer chegar.

Analise e defina os objetivos gerais de negócios, para que depois você escolha um determinado conjunto de objetivos de marketing para apoiá-los.

Como objetivos de negócios existem, por exemplo:

  • aumentar engajamento com os clientes;
  • vender mais produtos de um determinado fornecedor;
  • alcançar um novo segmento de clientes;

Lembre-se de direcionar bem seus objetivos para que depois seja possível medir os resultados com eficácia. 

2 – Defina seus objetivos de marketing

Após definir seus objetivos gerais de negócios, foque no conjunto de metas específicas que serão necessárias para alcançar os objetivos macros.

Com metas a equipe trabalha mais motivada e será possível avaliar o sucesso depois.

Uma metodologia simples e muito utilizada para traçar essas metas é a SMART:

  • S – Específico – o que você quer alcançar claramente
  • Mensurável – possibilidade de acompanhar o progresso da meta
  • Atingível – deve estar dentro da sua capacidade e orçamento
  • Relevante – a meta deve ser igualmente relevantes para todos os envolvidos
  • Temporal – prazo para a realização da meta 

É importante garantir que suas estratégias gerais também sejam práticas e mensuráveis.

Lembre-se que uma boa estratégia de marketing não será alterada anualmente, mas será revisada quando suas metas ou a própria estratégia ser alcançada. 

Além disso, a alteração da estratégia precisa acontecer quando seu mercado externo mudar, seja por conta de um novo concorrente, nova tecnologia ou se seus produtos mudarem substancialmente.

3 – Pesquise o seu mercado

A pesquisa de mercado é essencial para a estratégia de marketing.

Reúna informações gerais, como tamanho, crescimento, tendências sociais e demográficas. 

Manter a atenção no mercado é crucial para compreender as mudanças ao longo do tempo e garantir que sua estratégia permaneça relevante e direcionada.

4 – Faça um perfil de seus clientes em potencial

A sua pesquisa de mercado vai ser importante também para conhecer melhor o perfil de seus clientes, além de ajudar a identificar as principais necessidades deles.

Conhecendo esse perfil você saberá os padrões de compra: onde compram, como compram e o que compram.

Com isso, ficará muito mais fácil acompanhar as tendências para agarrar novas oportunidades.

5 – Conheça seus concorrentes

Como parte de sua estratégia de marketing você deve saber qual é o perfil de seus concorrentes.

Identifique os principais produtos, cadeias de suprimentos, preços e também as táticas de marketing usadas por eles.

Conhecer seus concorrentes vai te ajudar a identificar o que diferencia sua empresa de seus concorrentes, podendo sempre otimizar e melhorar sua vantagem competitiva. 

6 – Identifique seus pontos fortes e fracos

Já que tratamos sobre vantagem competitiva no tópico acima, nada melhor do que identificar os pontos fortes e fracos da sua empresa.

A identificação dos pontos fracos é o primeiro passo para você conseguir resolver um problema.

Por exemplo, você oferta um produto de alta qualidade, mas ele não possui um recurso específico que os outros concorrentes têm.

Sua estratégia de marketing deve se concentrar na busca por recursos que sejam superiores aos seus concorrentes.

Os pontos fortes da sua empresa também devem ser mapeados.

Com eles, você sustenta seus argumentos de venda, persuadindo o público a escolher sua marca em vez da concorrência.

7 – Defina um orçamento

Você precisa ter uma ideia clara sobre o orçamento disponível para não correr riscos de endividamento.

Muitos empreendedores acreditam que o marketing pode ser considerado uma despesa ou até mesmo um luxo para a empresa.

É preciso pensar no marketing como um investimento no futuro do seu negócio.

Se você pagar por uma campanha publicitária ou criação de conteúdo agora, seu investimento deverá ser pago de volta (com juros) no futuro.

Fonte: Vhsys