A margem de lucro é um dos principais indicadores de qualquer empresa que deseja ter bons resultados. Apesar disso, muitas organizações pecam nesse quesito, seja errando no cálculo da margem ou não atentando para ações que podem aumentar o ganho.

A margem de lucro dos produtos e serviços está diretamente ligada ao sucesso de uma empresa.

Isso porque, se a margem for baixa, querendo ou não, a gestão financeira não conseguirá encontrar recursos para manter um crescimento saudável, levando, potencialmente, a grandes dificuldades.

Porém, também não adianta simplesmente aumentar os preços das soluções que você oferece.

Existem maneiras práticas e eficientes que podem elevar a margem sem perder competitividade no mercado.

É por isso que criamos este conteúdo.

Vamos falar sobre a importância de controlar esse indicador e como fazer isso, além de mostrar dicas valiosas para lucrar mais e transformar o seu negócio.

Confira!

A importância do monitoramento da margem de lucro dos produtos e serviços

Você pode ter um produto ótimo, que atenda todas as necessidades do seu público-alvo e que mais ninguém do mercado tenha.

A venda desse item acontece quase que naturalmente, com um grande volume.

Porém, nada disso é suficiente se você não prestar atenção à margem de lucro.

Essa margem nada mais é do que o quanto a empresa vai retirar de ganho a partir da venda do produto ou serviço após abater todos os seus custos.

Apesar de a teoria ser simples, muitos fatores devem entrar nesse cálculo.

Imagine, por exemplo, que a sua empresa trabalhe com um só produto que você compra de um fabricante, revendendo para o seu público.

O custo total engloba o preço pago pelo produto, custo de frete, impostos, investimento em marketing, salários da equipe, sistemas e ferramentas, entre outras coisas.

No final de toda a soma desses custos, você coloca a margem de lucro, que é um percentual que espera obter a partir da venda daquele produto.

É então que se chega ao preço que será ofertado ao público.

No entanto, é muito raro você ofertar um produto ou serviço que não tenha concorrência no mercado.

Por isso, precisa ter um alinhamento de preço.

Então, se, ao final do cálculo, com a margem de lucro calculada, o seu preço estiver muito acima do que é praticado no mercado, será difícil ter boas vendas.

É nesse ponto que muitos gestores acabam errando.

Eles ignoram os custos da empresa e calculam o preço final só observando os preços de mercado.

Isso pode gerar, inclusive, prejuízo!

Como traçar estratégias para aumentar a lucratividade

Para aumentar a lucratividade em uma venda, você pode seguir dois caminhos: o primeiro, e mais óbvio, é vender mais caro.

Porém, isso tem um limite.

Se o seu preço for muito superior ao dos concorrentes, seus clientes escolherão a outra possibilidade.

Então, partimos para o segundo caminho: reduzir os custos.

Essa ação pode (e deve!) ser feita sempre, com uma análise constante do custo geral da empresa, normalmente feita pela liderança, sempre em busca de otimizá-lo. 

No próximo tópico, mostramos as melhores dicas para aumentar a margem de lucro.

Faça um checklist para não perder nada e já começar a agir!

6 dicas para aumentar a margem de lucro

1. Buscar parceiros e fornecedores com melhores condições

O primeiro passo para ganhar mais fôlego na margem de lucro é buscar parceiros e fornecedores que consigam lhe dar melhores condições comerciais.

É sempre interessante ter cerca de três fornecedores para seus produtos.

Portanto, avalie quanto cada fornecedor cobra, levando em consideração, também, outros pontos, como qualidade, prazo e estrutura.

Assim, você se blinda de possíveis aumentos nos preços, indisponibilidade de estoque ou demora na entrega.

Margem de lucro empresarial

2. Otimizar os processos logísticos

A logística também é um campo em que se pode buscar melhorias na margem de lucro.

No item anterior, falamos da escolha dos fornecedores, e a logística também deve ser analisada.

Se você compra de um fornecedor que está a uma grande distância, certamente, gastará mais com frete, e isso se acumula no custo final.

Além disso, o preço final dos produtos para o público também não pode apresentar um custo elevado de frete.

Você precisa pensar em uma boa logística de distribuição justamente para que não perca vendas para a concorrência por causa do preço final.

3. Escolher corretamente o seu mix de produtos e serviços

Outro fator que pode fazer com que você consiga aumentar a margem de lucro do seu negócio é a escolha do mix de produtos e serviços.

Você pode vender um volume muito grande de um item, com um alto valor de faturamento, mas, no final das contas, ter um lucro baixo.

Assim como você também pode ter um faturamento mais baixo, mas com maior lucro.

Escolher quais produtos ou serviços você vai ofertar ao seu público deve levar em consideração, entre outras coisas, a margem de lucro.

Analise quais opções têm margens maiores e bastante busca pelo público.

4. Criar diferenciações no mercado

Um ponto fundamental para aumentar a margem de lucro é buscar diferenciações no mercado.

Por que um cliente escolheria a sua empresa, em vez de um concorrente? Essa resposta pode lhe dizer qual é o diferencial da sua marca.

Um bom diferencial pode permitir trabalhar com um preço mais alto do que a concorrência e, ainda assim, não perder vendas.

Seja um atendimento de alta qualidade, suporte pós-venda, programas de fidelização, variedade de opções ou, até mesmo, posicionamento da marca.

Identifique quais são os seus destaques e trabalhe em cima deles!

5. Controlar bem o estoque dos produtos

Para aumentar a margem de lucro, você precisa controlar muito bem o estoque dos produtos.

Comprar na hora certa, ter maior poder de negociação com fornecedores e não deixar itens acumulados.

Tudo isso pode gerar menos custos e, consequentemente, maiores lucros.

Além disso, um bom controle de estoque evita perdas e desperdícios, também interferindo diretamente nos custos.

Utilizar o modelo kanban é uma ótima dica para esse controle.

6. Incentivar a venda ampliada

Por fim, vale ressaltar que as campanhas de marketing podem incentivar a venda ampliada — quando um cliente, em vez de comprar somente um item, acaba levando dois ou mais.

As estratégias de marketing podem ter custos altos, como anúncios nas redes sociais, Google ou outras ações.

Então, quanto maior for o valor da compra, maior retorno o valor gasto para aquisição daquele cliente gerará.

Como vimos ao longo deste conteúdo, há diferentes maneiras inteligentes e eficientes de aumentar a margem de lucro de um negócio.

Listamos 6 dicas que você pode aplicar agora mesmo, para começar logo a sentir a diferença nos resultados.

Fonte: Biz Capital