Para o americano Bob Oster, especialista americano em segurança de rede, medidas básicas de precaução são essenciais para proteger pequenas empresas de ataques hackers. Não abrir e-mails de remetentes desconhecidos e estabelecer parâmetros de privacidade mais rígidos para redes sociais são apenas algumas delas. Em uma palestra apresentada hoje (dia 28), durante o Sage Summit 2015, em New Orleans (EUA), Oster compartilhou uma série de estratégias gratuitas para negócios de operações enxutas. Veja abaixo.


Navegue com atenção
Não subestime a importância dos alertas de segurança que aparecem na tela do seu computador. Respeite esses avisos e não execute arquivos a não ser que esteja baixando um programa específico.

Cuidado com os e-mails
Se o endereço do remetente ou o conteúdo da mensagem soa estranho, é melhor apagar o e-mail. Lembre-se: nigerianos não vão te dar R$ 1 milhão da noite para o dia e você nunca vai ganhar um carro de um sorteio do qual nunca participou.

Proteja as senhas
A regra é clara: oito caracteres, misturando palavras, números e símbolos (#@!).

Cuidado com o que mostra
As informações compartilhadas em redes sociais podem dar pistas sobre processos estratégicos da empresa. Ajuste as configurações de privacidade para grupos restritos e oriente sua equipe a fazer o mesmo.

Não ceda às tentações
Cupons com descontos enormes, pesquisas remuneradas, pop-ups com brindes e anúncios de antivírus gratuito: se parece muito bom para ser verdade, provavelmente não é.

Atualize sempre
Não importa a solidez da barreira imposta por um sistema de proteção, sempre existirá um hacker com habilidade para contorná-la. Para mantê-los um passo atrás das ferramentas criadas pelas empresas de segurança, é essencial atualizar máquinas e sistemas constantemente.

Thomaz Gomes, de New Orleans
*O jornalista viajou a convite do Grupo Sage
Matéria: http://revistapegn.globo.com/

[useful_banner_manager banners=21 count=1]

Comente

Comentários