Cada vez mais atentas a fatores externos que podem impactar a motivação, o engajamento e a produtividade de seus funcionários, algumas empresas têm implantado iniciativas para conscientizar as pessoas sobre a importância de ter um controle do orçamento pessoal e familiar. 

É o caso do Hotel Unique, que possui mais de 250 funcionários. Segundo a gerente geral do hotel de luxo, Melissa Oliveira, da mesmo forma que as empresas firmam convênios para obter descontos em estabelecimentos comerciais em benefício dos colaboradores, o hotel acredita em estabelecer a cultura do planejamento financeiro e do uso consciente do crédito para ter um time focado e produtivo.

De fato, os problemas financeiros interferem no dia a dia das pessoas. Isso é o que mostra uma pesquisa feita no Reino Unido com mais de 10.000 trabalhadores, intitulada “The Employer’s Guide to Financial Wellbeing 2018-19”. Segundo o levantamento, pessoas endividadas tiveram um índice de produção 15% menor em relação aos demais colegas. Além disso, são muito mais suscetíveis a desenvolver doenças como a depressão.

Segundo dados do Banco Central, o percentual de famílias endividadas no Brasil chegou a 44,04%, o maior patamar desde abril de 2016. “O número de pessoas negativadas tem crescido cada vez mais e isso é preocupante. Temos total consciência do nosso papel em disseminar entre nossos colaboradores a educação financeira e o uso responsável do crédito”, destaca a executiva.

O objetivo do hotel, é, principalmente. conscientizar seus funcionários sobre a necessidade do planejamento financeiro. Além disso, o Unique começará a oferecer como benefício opcional o acesso ao crédito consignado privado, aquele em que o valor da prestação é descontado no contracheque dos funcionários CLT. “Esta é uma linha de crédito com taxas de juros bem menores do que os empréstimos pessoais, cheque especial e rotativo do cartão de crédito. Em muitos casos pode valer a pena trocar a dívida dessas linhas mais caras pelo consignado”, explica Melissa.

Para o Hotel Unique, outra vantagem em oferecer o consignado privado como benefício, ao lado de orientações sobre planejamento financeiro, é melhorar a atração e retenção de talentos. “Isso é uma motivação a mais para nossos funcionários. Essa preocupação com o bem-estar financeiro dos colaboradores é um diferencial nosso em termos de gestão e isso também chama a atenção de pessoas de fora que se identificam com nossos valores e respeito às pessoas”, conclui a executiva.

Quem também optou em oferecer crédito com educação financeira aos funcionários foi a empresa brasileira Safira Telecom. Com mais de 50 funcionários, a liderança buscava fazer algo mais além da conscientização sobre educação financeira. “O endividamento é um problema sério na sociedade como um todo. No trabalho, isso acaba sendo refletido no desempenho dos colaboradores, podendo causar desmotivação e falta de engajamento e concentração. Queríamos fazer a nossa parte”, afirma Fernando Valente, cofundador e líder da área de vendas da companhia.

Pensando no bem-estar dos nossos funcionários, a Safira Telecom resolveu oferecer como benefício aos funcionários a opção de usar o crédito consignado. O crédito pode ser usado pelos colaboradores para quitar dívidas, pagar contas emergenciais ou até para subsidiar uma compra em que seja mais vantajoso usar esse dinheiro em vez de um financiamento da loja, por exemplo.

“Quando conhecemos Paketá Crédito, que tem exatamente essa proposta de crédito responsável aliado à educação financeira, foi um match, pois acreditamos que o crédito pode ser usado de forma responsável. Já no início da parceria, tivemos uma apresentação para os nossos funcionários sobre educação financeira que foi bastante elogiada internamente. Além disso, a plataforma é muito fácil de ser utilizada”, comenta Valente.”

Crédito com educação financeira

De acordo com Fabian Valverde, sócio e cofundador da Paketá Crédito, os colaboradores menos sobrecarregados por problemas financeiros são mais produtivos, inovadores e engajados, enquanto que pessoas com mais dificuldades financeiras se ausentam com maior frequência, demonstram menos comprometimento com a empresa e estão menos satisfeitos com seus salários, independentemente do seu valor.

“Nossa missão é oferecer o crédito contextualizado. Mais do que apenas conceder crédito, nossa plataforma digital oferece conteúdo educativo que auxilia os trabalhadores em suas jornadas de planejamento financeiro, ajudando-os a mapear seus orçamentos familiares e/ou pessoais, sanar dívidas, poupar e começar a investir”, explica Valverde.  

Sobre a Paketá Crédito: Em operação desde maio de 2019, a Paketá Crédito é uma fintech que oferece uma plataforma digital para gestão e contratação de crédito consignado privado, aquele em que o valor da prestação é descontado no contracheque dos funcionários CLT.