Estresse na carreira contábil: 7 dicas para lidar com isso

Os dados mais recentes da International Stress Management Association no Brasil (Isma Brasil) revelam um dado preocupante: 70% dos profissionais no país sofrem alguma consequência em função de stress – 30% das pessoas desse grupo chegaram ao nível supremo chamado de Burn Out, caracterizado por um esgotamento mental intenso causado por pressões sociais, financeiras e profissionais.

Isso justifica a estatística do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), que aponta para 200 mil pessoas por ano afastadas em função de doenças relacionadas ao estresse no país. O profissional de contabilidade é o terceiro mais afetado por esse problema.

Um trabalho tão decisivo traz grande responsabilidade e eleva potencialmente o estresse de quem está na linha de frente. Esse profissional enfrenta desafios peculiares em seus dia a dia. Clientes em momentos difíceis ou motivados por pressão do tempo, documentos recebidos de forma incompleta e com isso prejudicando o ritmo do trabalho e riscos de conformidade, um trabalho que exige muita concentração por longos períodos de tempo. Junto a tudo isso, um agravante: a consciência de que um pequeno erro pode resultar em uma grande multa/penalidade para o cliente ou mesmo para o escritório.

Além disso, o contador precisa acompanhar as modificações das obrigações principais e acessórias, manter-se atualizado e seguir prazos bem apertados. A lista pode ser ainda mais longa se formos escrever todos os desafios desta carreira, mas já é possível ter uma noção de como o estresse e o medo de errar afetam a rotina do profissional contábil, não é mesmo?

Se o risco e a pressão fazem parte da rotina, como controlar o estresse no trabalho?

Confira sete dicas práticas para uma rotina mais leve e produtiva:

1. O líder de uma empresa contábil deve mostrar que confia no seu time e que está disponível para trocar figurinhas e tirar dúvidas – permita aos membros da equipe expressar suas dúvidas e problemas, mesmo os mais simples. A confiança do dono do escritório é o melhor combustível para o time se sentir seguro e trabalhar com menos estresse.

2. Planejar bem a rotina e se estruturar para os momentos de alto pico, como as época de Imposto de Renda por exemplo, ajuda bastante a prever a melhor estrutura para absorver o trabalho e, consequentemente, o estresse. As pessoas ficam mais tranquilas quando lidam com os problemas de uma forma planejada; tal organização permite até mesmo criar espaço para lidar com os imprevistos. Com as informações sobre as demandas em mãos, organize uma reunião mensal para alinhar as atividades que devem ser realizadas no período e depois um encontro semanal, mais breve, apenas para falar sobre os detalhes das tarefas mais importantes ou críticas.

3. É importante se acostumar com a ideia de que imprevistos, problemas e situações complexas surjam na última hora. Saber priorizar e ter mente que nem todas as solicitações dos clientes são tão urgentes quanto eles alegam ser. Claro que ninguém precisa dizer para o freguês, que nem sempre tem razão, mas precisa se sentir seguro. É hora de analisar os problemas que prejudicam a produtividade do escritório contábil e fazer ajustes para solucioná-los.

4. O profissional de contabilidade deve criar mecanismos para controlar os detalhes da sua rotina, assim garante que não perderá nada de vista e poderá ter uma vida mais tranquila; sem sustos. No planejamento da agenda, é importante lembrar de incluir um cronograma de cobranças que contemple, inclusive, a comunicação com os clientes com a necessária antecedência.

5. Criar processos que facilitem o desenvolvimento do trabalho, padronizando o máximo possível e eliminando atividades manuais sujeitas a erros de digitação: eis uma prática que consideravelmente reduz o nível de estresse das pessoas no trabalho.

Com o apoio da tecnologia certa seu escritório conquista melhor desempenho com menor esforço, liberando tempo para o diálogo com a equipe, planejamento e atendimento ao cliente. Uma solução de integração contábil, por exemplo, elimina a digitação dos lançamentos contábeis, envia lembretes aos clientes sobre as ações que eles precisam executar (como fazer a conciliação bancária ou enviar documentos ao escritório), permite acompanhar a movimentação financeira dos clientes e obter todos os documentos hábeis necessários para a conferência dos lançamentos e entrega das obrigações fiscais. Isso sem falar que ela é totalmente gratuita para os escritórios de contabilidade.

6. Uma grande causa de estresse pode ser revolvida com um apólice de seguro de responsabilidade civil. Isso pelo fato de que a Lei de Responsabilidade Solidária determina que o contador deve reparar todo e qualquer prejuízo financeiro causado por falhas na prestação do serviço. Um erro de digitação, um prazo esquecido ou um documento não enviado pode gerar uma a multa alta.

7. Segundo a neurocientista e professora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo Carla Tieppo, uma pessoa consegue se concentrar em uma tarefa por até uma hora, depois disso o rendimento cai e torna-se estressante manter o foco. Ela explica que pausas de 10 a 15 minutos, periodicamente mas com disciplina, ao longo do dia, são benéficas para a saúde do profissional e para a qualidade do trabalho. Essas pausas podem ser para tomar um cafezinho, botar o papo em dia com um colega, etc.

Os pequenos empresários contam muito com o contador! O contabilista é um profissional que faz grande diferença para a vida das pessoas e por isso mesmo deve ter sempre em mente que nenhum CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas) vale um AVC (Acidente Vascular Cerebral).

Matéria inspirada em: https://contaazul.com/contabilidade/blog/7-dicas-lidar-stress-trabalho-contadores/

Postagem:
retrato de Marcelo dos Santos, colunista ContaAzul

Formado em Ciência Contábeis, Marcelo dos Santos tem MBA em Administração Global pela Universidade Independente de Lisboa e MBA pela Fundação Getúlio Vargas. Ganhou diversos prêmios como o Marketing Company on Technology Marketing e Grandes Sacadas de Marketing. Atualmente, é Sócio & Head do ContaAzul para Contadores.

Comente no Facebook

Comentários

Facebook Comments Plugin Powered byVivacity Infotech Pvt. Ltd.

Anúncios