Evite armadilhas comuns quando se mede a rotatividade de clientes

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Prospectar novos clientes é caro. Então, se quiser investir no aumento da clientela, faça isso de forma planejada. Às vezes é melhor cativar pequenas quantidades de clientes com alto potencial de compra, do que grandes quantidades de clientes problemáticos ou pouco rentáveis.

Muitas vezes, uma taxa alta de rotatividade significa que você está atraindo o tipo errado de clientes. Nesses casos, vale a pena avaliar as causas para não agir sobre problema de retenção, quando o erro pode estar na prospecção.

Uma maneira de entender essa questão é calculando a taxa de rotatividade de clientes. Pergunte a seus funcionários e até aos ex-clientes o motivo pelo qual eles deixaram de usar seu produto ou serviço.  A partir daí, teste modelos diferentes para evitar essa perda, seja na qualidade do produto, seja no atendimento.

Nos próximos dias vou publicar um novo livro “101 estratégias vencedoras de gestão empresarial” que tem um capítulo sobre esse tema. Se tiver interesse, você poderá fazer o download gratuito aqui.

Até a próxima!

Claudio Nasajon – https://claudionasajon.com.br/

 

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